Como mudar minha vida?

Por Ângelo Medina

Cabe um adendo a esta genial frase do psicólogo e filósofo norte-americano William James (1842-1910). Poderíamos pensar também que para alterar a vida, você precisa, antes, alterar a sua realidade. E isso pode ser feito de forma até mesmo rápida. Esta realidade não são as circunstâncias, fatos e pessoas que o cercam, mas sim a forma como você os enxerga.

Continua após publicidade

Como mudar esta SUA realidade?

Segundo a filósofa Dulce Magalhães, (1966-2017) – clique aqui, esta realidade é construída a partir de nossas crenças, e claro, toda crença em geral tende a ter uma visão limitada acerca da realidade, pois é apenas a sua visão: cada pessoa enxerga o mundo de uma forma. Mesmo sob um ponto de vista genérico, o modo masculino de enxergar o mundo é um e o feminino é outro.  Em síntese, Dulce afirma que nosso sistema de crenças precisa ser revisto e ampliado em função das mudanças da vida; principalmente frente a um grande trauma.  

A forma mais eficaz de mudar essa percepção da realidade é pelo autoconhecimento. Isso pode ser feito através da psicoterapia, principalmente a terapia breve, conhecida como TCC (terapia cognitivo-comportamental), através de livros fantásticos que trazem poderosas ferramentas de autoconhecimento, como o milenar oráculo chinês, o I Ching, que remonta há 5 mil anos; o livro das Cartas do Caminho Sagrado de Jamie Sans – baseado na cultura xamã; o tarô; a numerologia; livros de autoajuda, coaches…      

Este editor que vos escreve sugere o I Ching, pode ser inclusive o online; comigo superfunciona, mas leva um longo tempo para você poder adquirir uma ‘intimidade’ que possibilite respostas precisas.  

Continua após publicidade

Mudança de percepção: sua realidade interna X realidade externa  

Quantas vezes você não se deparou na vida com um problema que você considerava enorme, mas que a partir da simples mudança de ponto de vista, esse adquiriu um peso bem menor, embora o problema continuasse sendo exatamente o mesmo. A partir de uma cuidadosa reflexão – e isso é uma escolha! – decidimos os fardos que realmente precisamos ou queremos carregar.

Pensamentos criam realidade?

Continua após publicidade

Considero importante esclarecer esta associação entre pensar e mudar a realidade, pois aqui me referi à percepção individual (interna da realidade) e existe a lei da atração apregoada pelo célebre “O Segredo” ou a concepção idealista da física quântica, que possui mais de 50 concepções, no qual você pode criar uma realidade material a partir dos seus pensamentos. O que consigo afirmar sobre isso, é que a lei da atração envolve uma teia complexa de elementos entrelaçados como: desejo, intenção, inconsciente, emoção, autoestima, ACREDITAR, destino, AÇÃO. E como numa orquestra, todos estes instrumentos têm de estar afinados e harmonizados para criar a música realidade.