É possível adquirir barriga tanquinho após os 40?

Por Milena Imaizumi

Resposta: Esta pergunta enviada por um leitor parece retirada de alguma revista sensacionalista voltada para saúde, fitness, fofoca da atriz da novela ou supermodel. Me desculpe.

Continua após publicidade

Meu editor sabe o quão responsável e como nossas respostas aos internautas são vinculadas a evidências científicas. Apesar da linguagem simples, todas nossas respostas são respeitosas e verdadeiras, na medida do possível baseada na ciência.

Aliás, hoje em dia, temos acesso à tanta biblioteca universitária virtual, que o que você lê hoje pode ser comprovado o contrário mais tarde.

Site dignos de pesquisa são os da www.bireme.org e www.scielo.org . Nesses sites você digita palavras-chave como “músculo do abdômen” em espanhol ou inglês e até em português e voilá!

Mas, vamos ao que interessa.

Continua após publicidade

“Barriga tanquinho” sugere uma região abdominal marcada pelos “gomos” de músculo abdominal, certo?

Mas, sobre o músculo do abdômen, há vários outros tecidos, como pele, camada adiposa (gordura), aponeurose e fáscias (capa de tecido conjuntivo). Essa camada adiposa, em milímetros (dobra cutânea) deve ser baixíssima, tipo 10 mm ou próximo a isso para que a tão desejada aparência dê o ar das graças.  

Lendo isto, a meta é fácil. O difícil é colocar no seu modo de vida, hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos, foco e força de vontade.

Continua após publicidade

Acredito também nos recursos “não naturais “como lipoaspiração, **abdominoplastia, técnicas biofísicas (ultrassonografia, eletroterapia, laserterapia) para melhorar a aparência de forma mais rápida (?) sem mudar o hábito de vida.

Repetindo, todos sabem que abaixo da pele e camada adiposa há o músculo. Anatomicamente, é assim no corpo inteiro. Sendo  assim, para o músculo abdominal aparecer, a camada de gordura tem que ser bem fininha. Essa “fineza” toda tem que surgir de uma disciplina alimentar para a diminuição da mesma. Se você estiver acima do peso, deverá iniciar uma reeducação alimentar e atividades físicas mais intensas e disciplina, independentemente da idade.

Apesar da genética individual, tipo físico, idade e postura corporal da pessoa influenciar na “aparência tanquinho” do abdômen não é impossível.

Minhas dicas:

– reeducação alimentar;
– exercícios físicos variados e com intensidades variadas;
– se necessário, técnicas de medicina em estética;
– perseverança e disciplina.

Meu depoimento: apesar da minha idade (irrevelável rsrsrs), gestação tardia, “pochete” ou barriga pós-gestação, e não tenho como objetivo, a minha barriga não é “tanquinho”, mas estou quase lá.

Abaixo, o depoimento de Vinícius Almeida que chegou lá.

Eu tenho uma opinião muito pessoal sobre este assunto.

Não sou contra tratamentos estéticos, até acho que em alguns casos eles são extremamente necessários.

Porém, não concordo com os três (D.D.D), uso desnecessário, descontrolado e desenfreado de substâncias manipuladas.

•    1º Desnecessário: quando a pessoa tem uma genética e estrutura corporal que a favorece, onde o único problema esta na má alimentação e a não prática de exercícios (vida sedentária).
•    2º Descontrolado: fazer uso de suplementos e anabolizantes sem exames e acompanhamento médico.
•    3º Desenfreado:    o consumo de suplementos e anabolizantes de uma forma exagerada.  

Barriga tanquinho

Para adquirir uma barriga tanquinho não há segredo

Sabendo que o abdome é um músculo como todos os outros, é necessário que se pratique abdominais com carga para que o músculo cresça e apareça.     
Após os 40

Após os 40 anos tudo fica mais difícil: o metabolismo desacelera, nosso pique já não parece ser mais o mesmo e se a rotina de vida hábitos saudáveis não estiver presente… aí não tem jeito.

Dicas

Tenha uma rotina de vida saudável para você.

Eu divido meus exercícios abdominais em dois. 1 (quando o treino é de costas, eu também faço os músculos laterais do abdome (oblíquo/serrátil))/ 2 (quando eu treino peito, também faço os músculos frontais do abdome, superior e inferior (abdome reto).

Evite o consumo de açúcar.

Pratique exercícios físicos diariamente.

Faça disso um estilo de vida e não uma obrigação e/ou uma coisa momentânea.
 

* Aponeurose: membranas achatadas de constituição semelhante à dos tendões.

** Abdominoplastia: procedimento cirúrgico estético realizado para remover gordura e pele em excesso do abdômen.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vinícius Almeida contatos: (11) 94181-1567 WhatsApp e (11) 98386-8399

É possível adquirir barriga tanquinho após os 40?

por Simone Sarti

"Existe uma idade ideal para começar a malhar e conseguir um abdome tanquinho?"

Continua após publicidade

Resposta: Não existe uma idade ideal para se começar atividades físicas. Quanto antes melhor, mas temos que observar o tipo de atividade para cada faixa etária.

Crianças adultos e idosos, no geral, fazem tipos diferentes de exercícios físicos.

No caso, não há problema algum em iniciar as atividades para se conseguir um abdome bem trabalhado. É claro que o resultado vai depender de muitos fatores, não da idade em si.

A partir dos 30 anos, algumas modificações vão ocorrer no nosso organismo, porém nada que nos impeça de iniciar um programa de exercícios. Pelo contrário. Se você está “parado”, está mais do que na hora de começar. Uma diminuição no metabolismo nessa fase se dá principalmente pela diminuição da massa muscular. Então inicie já, para reverter esse quadro, ganhar mais saúde e ainda ficar em forma.

Continua após publicidade

Se você fisiologicamente levar um pouco mais de tempo para obter resultados, é um sinal para que seu empenho seja bem maior.

Se ouviu alguém falar que determinado exercício não deu resultado, é por que esse alguém desistiu antes do tempo. Qualquer que seja o objetivo desejado por meio da atividade física, levará sempre de médio a longo prazo. É preciso força de vontade e um bom planejamento, feito por profissionais capacitados, pois vai incluir, volume de treinos, intensidade, tipos de exercícios (nesse caso entram os aeróbios e os exercícios localizados), técnicas de execução, mudanças de programa para progressão gradativa, alimentação adequada. Tudo isso, dá aproximadamente 50% do seu treino. Os outros 50% – olha a responsabilidade! – é por sua conta: determinação, assiduidade, disposição e confiança.

Não esqueça de passar por uma boa avaliação antes de iniciar o programa. Você deve estar apto para praticar exercícios físicos e assim ter bons resultados sem correr riscos.

Continua após publicidade