O domínio da mente e o medo

Por Elisabeth Cavalcante

A maior prova de que você vive sob o domínio da mente é o grau de medo com que enfrenta a vida. A mente existe basicamente graças ao medo.

Continua após publicidade

Quanto mais corajosa for uma pessoa, menos poder sua mente terá sobre ela. Esta é uma verdade facilmente comprovável, mas para isso, é necessária uma atenção plena sobre sua realidade interior.

Observe como sua mente passa a dominá-lo completamente quando você está com medo ou cheio de ansiedade.

Se, ao contrário, você está relaxado, em paz, sem qualquer tipo de preocupação, a mente entra num modo mais lento, os intervalos entre os pensamentos podem se tornar mais longos, enfim, ela deixa de estar no comando.

A prática da meditação tem como objetivo principal exatamente este: criar um ambiente em que a mente se torne desnecessária e cesse completamente a torrente de pensamentos.

Continua após publicidade

O silêncio da mente promove um verdadeiro milagre, que é você se sentir completamente sem medo, em paz, preenchido pela energia do amor e da alegria, sem qualquer razão especial.

Fomos condicionados a estar sempre buscando externamente detonadores de felicidade. A questão é que nossos desejos, uma vez satisfeitos, se tornam em pouco tempo inúteis, e são rapidamente substituídos por outros.

Esta ilusão é o que nos mantém sob o domínio da mente. Portanto, a libertação só pode vir com a mudança desse padrão. Relaxar, desarmar o medo e as preocupações irá, aos poucos, transmutando nossa forma de lidar com a vida e seus desafios.

Continua após publicidade