É possível ganhar o mundo sem perder a alma?

Por Ângelo Medina

Nesta frase, Bob Marley aponta um caminho para vivermos com mais leveza, soltura e liberdade.

Continua após publicidade

Mas como não perder a alma, se a cada instante, as solicitações do cotidiano e os boletos vêm a açoitá-la?

Basta tirar o foco do mundo externo e voltar-se para seu Ser interior ou Eu Superior (a parte mais iluminada de você!), que tudo vê e tudo sabe…

Para acessá-la basta respirar… sim… apenas respirar…

*Expire “So” e inspire “Ham”

Continua após publicidade

So Ham significa Eu sou uno ao Ser interior.

Este é o melhor e o mais poderoso de todos os mantras (saiba mais), pois ele tem o poder de nos levar para dentro e blindar a nossa alma.  

Entenda que “So” é a energia universal e “Ham” é a pura Consciência divina.

Continua após publicidade

Você pode fazer também o inverso: inspirar “So” e expirar “Ham”. Aliás, esta é a versão até mais comumente encontrada na web. Mas então, por que fazer o contrário?

A professora de Hatha Yoga e colunista do Vya Estelar, Emilce Shrividya Starling (veja aqui) responde:

“Há duas maneiras de meditar com So Ham. Existem Mestres como Baba Muktananda que ensinaram Inspirar 'Ham' e expirar 'So'. Já outros Mestres, como Sai Baba, ensinaram diferente: inspira ‘So’ e expira ‘Ham’. Mas eu quando medito, inspiro ‘Ham’, expiro ‘So’, como ensina Siddha Yoga. Baba Muktananda, que escreveu até um livro só sobre So Ham, ainda sem tradução em português. Mas li em inglês, pois comprei quando fui a um ashram nos Estados Unidos. Assim, importante é não forçar a respiração. Apenas observar e se ENTREGAR com So Ham.”   

Experiência própria

Eu, Ângelo, venho praticando este mantra há alguns dias e estou impressionado com os resultados. Relativizando, parece que você tomou uma droga. Ele te tira do inferno (atravesso um processo de luto) e te leva ao céu… Fiz isso outro dia caminhando na rua, estava muito mal, chorava copiosamente. A caminhada durou uma meia hora… Quando cheguei em casa, momentos depois, percebi que havia me “elevado”.

Prossegui fazendo o mantra nesses seis últimos dias que sucederam a essa caminhada e cheguei à conclusão que este foi o melhor presente que recebi na vida, e não é material: um presente que não pode ser tocado, que me deixa intocável. Minutos depois acessei na web, ocasionalmente, esta frase de Bob Marley. Faço de suas palavras as minhas: é melhor que prata e ouro.

So Ham me deixa pleno, um Ser integral, uno ao macrocosmo, sem a ilusão da separatividade. Deus está em nós. Já que outra tradução de So Ham é: "So" – significa Deus, a força criadora do Universo e "Ham" significa eu.

Passo a caminhar mais suavemente pela vida, deixando minha alma, protegida, respirar… livremente…     
      
* Emilce Shrividya Starling