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Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Como transformar meu sonho em realidade?

Você precisa vivenciar três personagens para poder chegar lá

18 jan, 2019

Por Thaís Petroff   

A Estratégia de Criatividade de Walt Disney ou Técnica Disney, é uma forma de organizar o seu pensamento para melhorar a sua capacidade de alcançar metas ou sonhos.

Foi idealizada por Todd Epstein e Robert Dilts, dois trainers de PNL da costa oeste dos Estados Unidos. Eles modelaram o método utilizado por Walt Disney para transformar as suas ideias em realidade. Eles reconheceram que Disney usou três tipos de pensamento: sonhar acordado ou fantasiar, planejar e ser crítico construtivo.

Muitas pessoas também fazem isso, a diferença é que a abordagem que Disney utilizou era de submeter suas grandes ideias a esses estilos sequencialmente, enquanto a maioria das pessoas usa todos os três estilos ao mesmo tempo, produzindo um pensamento confuso e embaralhado; o que pode resultar no abandono de grandes ideias.

Prepare-se:

• Estipule 3 lugares diferentes para cada estilo de pensamento (3 cadeiras, 3 almofadas, 3 pontos diferentes no chão):

1. Sonhador: aqui você deixa a sua imaginação correr solta. Pensa em todas as possibilidades possíveis para resolver o problema ou imagina como será estar vivenciando seu sonho.

2. Realista: aqui você age como se o plano fosse perfeitamente possível e sua função é procurar modos para fazer isso acontecer.

3. Crítico: aqui você procura falhas e brechas no plano. Atue como um crítico construtivo. Destine-se a encontrar os pontos fracos, prevenir problemas e garantir o sucesso do plano – mas deixe a resolução dessas fraquezas potenciais para o Realista.

Anexando sentimentos para cada lugar:

Para ajudá-lo a entrar no estado emocional ideal para cada um dos papeis, ancore (entre em contato com essa emoção e a associe ao respectivo papel) posicionando-se no lugar físico onde você determinou que este ficará:

1. Sonhador: pense nos momentos em que você esteve sonhando acordado, fantasiando ou permitiu que a sua imaginação corresse solta e sem restrições. Agora entre no lugar do Sonhador e, por alguns minutos, reviva um ou dois desses momentos.

2. Realista: pense nas vezes em que você esteve envolvido com entusiasmo no planejamento de coisas como o trabalho ou com projetos pessoais ou das férias em família. Agora entre no lugar do Realista e por alguns minutos reviva um ou dois desses momentos.

3. Crítico: pense em uma ou duas vezes em que você foi capaz de criticar construtivamente seus próprios planos ou os dos outros. A ênfase aqui é fazer crítica construtiva e não destrutiva. Pense no estado de espírito e na fisiologia que você usou. Agora entre no lugar do Crítico e reviva esses momentos.

Colocando em prática:

1. Sonhador

Entre nesse lugar. Conecte-se com o sentimento de liberdade e de sonhar sem inibições, como se tudo fosse possível. Comece seu brain storm de levantamento de soluções para o problema em questão ou imagine-se já vivenciando seu sonho.

Para ajudá-lo a pensar com mais clareza, se estiver fazendo a estratégia sozinho, faça cada pergunta em voz alta e também responda em voz alta:

• O que eu quero?
• O que eu vou estar fazendo – e onde eu vou estar fazendo isso?
• Quando vou começar? Onde? Por quê?
• Quais são os benefícios de se alcançar isso?
• O que isso significa para mim como pessoa?
• Como é que isso vai beneficiar aqueles que estão próximos de mim?
• Quais são todas as possibilidades que tenho para resolver esse problema?

2. Realista

Entre no lugar. Conecte-se com seus sentimentos no "modo de planejamento". Agora, agindo como se o sonho fosse totalmente possível e viável para você, venha com um plano para torná-lo realidade.

Faça isso de uma maneira prática e realista. Comece a desenvolver um plano de ação detalhado e gerenciável. Pergunte-se:

• Como posso fazer esse sonho acontecer?
• Quais são as principais partes ou seções deste plano? Como é que eles seguem um ao outro?
• Que passos devo tomar para fazer com que cada segmento aconteça?
• Por que esse passo é necessário? E esse? E esse?
• Que recursos (tempo, pessoas, dinheiro etc.) eu preciso para fazer isso acontecer?
• O que eu vou ver e ouvir quando chegar lá e que será a prova de que cada passo foi
concretizado?
• O que eu vou ver e ouvir quando chegar lá e que será a prova de que o sonho foi alcançado? (ou de que o problema foi resolvido?)

3. Crítico construtivo

Passe para esse lugar – e lembre-se que você está agindo como um crítico construtivo.

• Quais são os pontos fracos nesse plano?
• O que está faltando?
• O que é inadequado?
• Que problemas podem ocorrer?
• Quem poderia objetar? Quem será afetado desfavoravelmente por ele?
• Quando e onde ele pode não funcionar? Ou não ser desejável?
• Mais alguma deficiência nesse plano?

Se necessário, refaça o ciclo

1. Após ter completado o estágio do Crítico mova-se de volta para o lugar do Realista.
2. Agora reveja o plano (mas não o sonho) com base nos comentários do Crítico.
3. Em seguida, volte para o lugar do Crítico e avalie o plano revisado.

Fonte: www.thaispetroff.com.br


Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais. http://www.thaispetroff.com.br

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