Como superar a sensação de insegurança dentro de casa?

Por Eduardo Ferreira Santos  

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Há quase três meses a minha mãe faleceu. Infelizmente, ela tinha esquizofrenia e cometeu suicídio. Quando isso aconteceu, eu fiquei com medo de um dia isso poder acontecer comigo. Eu sempre fui uma pessoa bem tranquila, mas ultimamente estou com mania de achar que alguém quer invadir a minha casa. Estou passando por uns dias de estresse, pois estou estudando muito para um concurso dos meus sonhos. Eu pedi demissão e estou o dia todo em casa estudando. Eu fico com essa mania de achar que alguém quer entrar, somente na minha casa; e é somente quando estou sozinha. Às vezes eu fico preocupada. O que pode ser?"

Resposta: Bem… Veja que há vários fatores estressando você.

Desde o trauma do suicídio de sua mãe até a enorme preocupação com o concurso.

A princípio, eu poderia achar que você está “descompensada” devido ao suicídio de sua mãe, que poderia ter gerado um Transtorno de Estresse Pós-Traumático mas, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, tendo a pensar que você esteja mesmo vivendo um quadro agudo de ansiedade em que os pensamentos negativos estão predominando.

Continua após publicidade

Acho que, talvez, uma boa Psicoterapia Breve associada à medicação antidepressiva e ansiolítica possa ajudá-la bastante!
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade