imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Sedentária após os 40

Por qual atividade física começar?

25 jan, 2019

Por Milena Imaizumi

E-mail enviado por uma leitora:

"Sou sedentária, tenho quarenta anos e estou trinta quilos acima do meu peso. Tenho 1,60 e peso 89 quilos. Quero fazer atividade física para perder peso e ganhar saúde.  Por qual atividade física devo começar?"

Resposta: Hoje é muito fácil você calcular seu IMC (índice de massa corporal) pelo peso em quilos dividido pela sua estatura ao quadrado em qualquer site. O maior problema consiste em, a partir do resultado, ALTERAR SEU ESTILO DE VIDA para atingir o IMC ideal para a saúde e bem-estar físico, mental e social.

Seu IMC é de 34,76, segundo a tabela, você se encontra em OBESIDADE I. É um sinal de alerta, porque você é sedentária e precisa diminuir seu IMC através do peso (obviamente não pela estatura).

A obesidade remete a alguns dados alarmantes: taxa de glicemia, colesterol, pressão arterial, mobilidade, disposição em geral e imagem corporal alterados.

Vale a pena consultar uma nutricionista para equilibrar seu cardápio.

Realmente dar um passo inicial é difícil e um ato de coragem! Parabéns!

Após seu checkup médico e devida autorização médica que você está apta a praticar atividades físicas, seu exercício inicial, se possível, seriam:

- atividades aquáticas;
- caminhadas na água, hidroginástica;
- exercícios calistênicos (localizados) são os ideais.

Caminhada ao ar livre, ou na esteira com tênis adequados ou bicicleta também são atividades bem-vindas.

Importante nessa fase realizar alongamentos gerais e fortalecimento através da musculação das  principais articulações, como membros inferiores, coluna vertebral e abdômen.

Boa sorte nos exercícios!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. A professora de Educação Física e Fisioterapeuta, Milena Imaizumi, responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.



O que você achou do novo Vya Estelar?