Medicina da saúde x medicina da doença

Por Ricardo J.A. Leme

Podemos tudo, mas nem tudo nos convém!

Continua após publicidade

Saúde e doença podem ser vistos como conceitos antagônicos. Talvez, no entanto, seja mais conveniente olhar para eles a partir de outros pontos de vista menos convencionais. Quem sabe a própria doença seja um recurso do corpo humano para nos lembrar que infringimos alguma regra básica da saúde? Eu não sei, mas penso a esse respeito muitas vezes. Semelhante a um alarme que toca quando me aproximo de uma área protegida.

As palavras mais adequadas quando lido com saúde são: promoção e preservação. Quanto às doenças as palavras mais adequadas são cura e prevenção. Sempre que ouvir cura e prevenção seu subconsciente se impregna do conceito de doença. Nosso pensar apresenta uma leve inconsistência quando lidamos com conceitos de natureza negativa. Veja por você mesmo: Não pense em um camelo. Conseguiu não pensar ou pensou primeiro e depois tentou não pensar?

A realidade pode ser pensada de forma afirmativa ou negativa e a forma como desenvolvemos o pensar se relaciona intimamente à forma como nossos conceitos e experiências de vida acontecem.

Assim, pensar a vida na perspectiva da doença é viver imerso em uma nuvem de possibilidades de doenças em um contínuo agir em função de atitudes de prevenção (se previne de doenças) e de cura (só se cura de doenças). Não nos prevenimos da saúde e muito menos nos curamos da saúde, mas o mais interessante é a pouca atenção que temos dado à forma de pensar a saúde em relação à ênfase que temos dado ao pensar e equacionar a doença.

Continua após publicidade

Pensar a vida na perspectiva da saúde é viver imerso em outo tipo de nuvem de possibilidades. Se no caminho da doença as palavras-fundamentos são: medo e culpa, no caminho da saúde são: coragem e responsabilidade. Desse modo, urge que assimilemos que a vida alinhada à saúde diz respeito ao agir contínuo em função de atitudes de preservação (se preserva a saúde) e de promoção (se promove a saúde). Note-se que as palavras relacionadas à doença se deformam quando colocadas ao lado da saúde! Por exemplo, conhece alguém que se cura da saúde? Conhece alguém que se previna da saúde? Conhece alguém que promova doença? Conhece alguém que preserve doença? Vale insistir que assim como se pensa se é, e que as rotinas decorrentes do viver sem tempo dificultam a percepção das palavras que fundamentam nossa forma de viver. Quando tiver um tempinho pense a esse respeito, por amor.