imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como deixar seu passado ir embora sem sofrer?

“Procuro suportar todos os dias minha própria personalidade renovada, despencando dentro de mim tudo que é velho e morto. “ Cora Coralina

04 fev, 2019

Por Ângelo Medina

Renovar dói: significa sair da zona de conforto e acessar partes “desconhecidas” de você, mas que estão lá te esperando, prontas a colaborar com seu próprio crescimento.  

Para que essa renovação de fato aconteça, temos que saber soltar os laços e grilhões que nos prendem... 

Deixar nossas velhas autoimagens e todo o passado ir embora...

Para a parte renovada do seu Ser poder vir à tona, todos seus lixos emocionais, precisam, antes, serem removidos, com naturalidade e dignidade - sem você se exaurir. 

Lixo é tudo o que estiver fora do lugar, tanto no espaço como no tempo.  Antes um determinado aspecto fazia algum sentido em sua vida, mas no momento presente não.

Talvez esse lixo agora sirva somente como uma oportunidade para seu aprendizado e reconstrução.

Gosto de fazer uma metáfora com uma panela encoberta por gordura, onde você fritou algo. Para que um novo alimento seja preparado nessa panela, é preciso remover toda a gordura acumulada, para que esse novo alimento que irá te nutrir, não venha contaminado pelo sabor do passado.

Assim que todos os aspectos de seu Ser, que já não te servem mais, tiverem se despencado, você estará pronto para vivenciar um novo ciclo de vida em um terreno mais fértil.      

Decida-se sem olhar para os lados ou para trás. Qualquer tipo de paralisação, hesitação ou recuo, AGORA, fazem parte do seu passado.      

Texto inspirado no livro As Cartas do Caminho Sagrado de Jamie Sams.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?