Visual e beleza: antes e depois

Por Celso da Silva   

Hoje abordarei especificamente o tema consultoria no visagismo – saiba mais.

Continua após publicidade

Muitas pessoas desejam ter seu visual transformado, como os programas de TV sinalizam, mas precisamos verificar como isso se dá.

Normalmente em um programa, um indivíduo é escolhido (em potencial), o que significa que há várias vertentes a serem trabalhadas (cabelo/corte, cor, maquiagem, vestimenta), mas como não estamos em acompanhamento, como saberemos se a mudança foi válida.

Cálida no contexto de exteriorizar seus sentimentos, suas vantagens e seus objetivos. Será que este novo visual representa o indivíduo em questão?

Em uma consultoria visagista há o interesse em saber, quais as razões que levaram o cliente a procurar ajuda profissional.  Isso é relevante para sanar possíveis dúvidas, quanto aos serviços desejados e oferecidos.

Continua após publicidade

A entrevista com o cliente é uma etapa que demanda tempo e cuidado na elaboração das perguntas, pois nesta fase pode florescer uma atitude irritadiça no cliente por algo que não gostou de ouvir. Mas, no entanto, é pertinente ao processo.

Um mapa figurativo com as informações de medidas, traços fisionômicos do rosto esboçam a leitura e interpretação de como o cliente está. Etapa muito importante, a qual justifica ou não os desejos e objetivos do cliente.

Através do mapa, o profissional traça as estratégias para transformar o desejo em concretização visual e, a partir deste momento, inserir o reconhecimento do cliente mediante o seu contentamento em aceitar-se e reconhecer-se.

Continua após publicidade

São muitos os profissionais do segmento da beleza que se intitulam visagistas, por possuírem somente as habilidades técnicas que agradam visualmente o cliente. Mas quando analisada a representação dos aspectos dessa transformação, poderá não preencher (encaixar) às expectativas solicitadas e pelo que está sendo percebido pelos demais.

Os locais e preços também são diversos, mas atentamos aos indivíduos que buscam pelo serviço que pesquisem sobre o profissional em questão, analise suas especializações e aceitem indicações e sugestões.

Finalizando vale ressaltar que os profissionais visagistas normalmente não são técnicos com as habilidades práticas. Trabalham apoiados a outros profissionais (cabeleireiros, maquiadores etc) para realização das tarefas.