De A a Z: o real significado de ocultar o par socialmente

Verbete explicado a partir do e-mail enviado por uma leitora:

“Estou namorando há mais de um ano. Meu namorado nunca quis me levar para conhecer a família dele. Após eu ter exigido com muita relutância, ele acabou me levando um dia. Mas a mãe dele lhe disse que ‘Deus havia dito pra ela que eu não era mulher pra estar com ele.’ Ele é mais novo do que eu 13 anos. Detalhe, além dele não me levar pra conhecer a família dele , ele não me apresenta nem um amigo, não tira fotos comigo. Mas me dá presentes caros, me ajuda financeiramente. E isso me deixa na dúvida, porque diante do fato dele me esconder das pessoas, eu já teria pulado fora da relação, mas como ele me ajuda financeiramente, fico achando que é só uma fase, mas ao mesmo tempo minha autoestima vai minando, porque fico pensando que ele se envergonha de mim. Sou uma mulher muito bonita, trabalhadora e honesta, mas essas qualidades vão ficando em segundo plano diante dessa situação. O que eu faço?”

Continua após publicidade

Por Anette Lewin  

Nem sempre o relacionamento amoroso que funciona entre o casal sobrevive ao social. Principalmente quando as pessoas envolvidas são sugestionáveis e dependentes da aprovação de terceiros. Parece ser o caso do seu namorado.

Embora se sentindo bem ao seu lado, existe uma clara oposição da mãe. Isso explica, em parte, ele não querer envolver você com família e amigos. Por quê? Bem, talvez, como foi dito, por uma questão de “imagem social”. Na cabeça dele, e dos familiares, algo em você faz com que ele tenha dúvidas sobre assumir ou não o relacionamento que já têm há  um ano. O que poderia ser?

Você se define como uma mulher bonita, trabalhadora e honesta. Ate aí, tudo certo. 13 anos mais velha do que ele. Aí, talvez, haja algum preconceito social que pode influenciá-lo. Mas não seria, por si só, um motivo para grandes dúvidas da parte dele.

Continua após publicidade

Talvez o que realmente gera dúvidas nele, seja o que você sente por ele, afetivamente falando. Veja como você fala de seus sentimentos: “diante do fato dele me esconder das pessoas eu já teria pulado fora da relação, mas como ele me ajuda financeiramente fico achando que é só uma fase”. Aí pergunta-se: o que você realmente sente por ele?

O que é gostar de alguém para você?

Estaria disposta a aceitá-lo mesmo com seus “defeitos”? Você realmente gosta dele ou gosta dos presentes que ele te dá? Está disposta a esperar e batalhar por ele, mesmo que demore? Sim, enquanto seus sentimentos por ele não estiverem claros, e seus limites pessoais não forem traçados por você, ficará muito difícil você sair dessa situação.

Continua após publicidade

Deve ser muito desconfortável estar nas mãos de alguém que não tem certeza do seu amor por você. Mas, acredite, essa é a situação mais comum entre casais. Essa certeza vai se criando aos poucos, com a convivência, não nasce pronta. Assim, avalie se essa pessoa um tanto insegura, um tanto dividida, um tanto influenciável, é realmente a pessoa com quem você quer ficar. Porque mesmo que a família aceite você, essas são características dele que, dificilmente mudarão.

Assim, entenda que a decisão não está só nas mãos dele, está na sua também. Mas para que você assuma essa decisão, deve encontrar motivos fortes e significativos para ficar com ele ou largá-lo. Receber presentes caros nunca foi e nunca deveria ser o fiel da balança. Talvez ele os dê para você porque tem condições financeiras para isso; talvez porque quer, de algum modo, compensá-la pela certeza que ele não pode dar. Assim, ao invés de buscar certeza nas atitudes dele, busque essa certeza nos seus reais sentimentos por ele e nas reais características dele.  Isso ajuda bastante na tomada de decisão.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.