So ham: o mais poderoso de todos os mantras

O  mantra SO HAM  tem o poder de remover nossa consciência limitada de que somos o corpo físico ou a mente e nos faz reconhecer e acessar o nosso Ser interior que NÃO ESTÁ SEPARADO de Deus. SO significa Deus (a Energia Universal, a Força Criadora do Universo) e HAM significa Eu (sua pura Consciência Divina ou Eu Superior).

As escrituras do Yoga descrevem muitos métodos para meditar e se conectar com o espaço de paz dentro de nós onde habita o Ser interior.

Continua após publicidade

Dentre esses métodos, o caminho que é considerado mais elevado e mais fácil é a repetição de um mantra em sânscrito.

A base do mantra é o som, e o som é a origem do Cosmos. O som primordial ou vibração, o Verbo como diz a Bíblia, criou o universo e permeia tudo, continuamente vibrando. Até os físicos modernos concordam que existe uma vibração reverberando sem cessar no centro do universo.

Esta vibração é a fonte não somente do universo, mas também de nosso ser e pulsa dentro de nós. De acordo com o Yoga, essa vibração interna é o verdadeiro mantra.

Portanto, é importante entender o mistério sutil do mantra SO HAM, que significa Eu sou o Ser. Esse mantra vibra no interior e pulsa na raiz da mente.

Continua após publicidade

Os grandes Mestres do Yoga entraram em contato com o Ser através da meditação com esse mantra. Assim, eles nos ensinam o poder do mantra SO HAM para nos conduzir para níveis mais profundos e sentir paz e amor.

Geralmente, estamos conscientes apenas do corpo físico, mas o Yoga nos explica que temos quatro corpos um dentro do outro:

Corpo físico, corpo sutil ou etérico, corpo causal ou astral e corpo supracausal ou espírito.

Continua após publicidade

Dentro do corpo físico está o corpo sutil, no qual entramos quando sonhamos.

Experimentamos o corpo causal no sono profundo. Além do corpo causal, está o corpo supracausal, o corpo de pura luz, no qual experimentamos o estado transcendental na verdadeira meditação.

O  mantra SO HAM  tem o poder de remover nossa consciência limitada de que somos o corpo físico ou a mente e nos faz identificar com o Ser interior, toda fonte de Luz e Amor.

A meditação purifica o corpo físico, aquieta a mente, revela nossa própria coragem, entusiasmo, alegria verdadeira, pois nos conduz aos níveis calmos e profundos onde encontramos o apoio da Chama Divina.

Vamos meditar So Hum

Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou poltrona, com os pés paralelos apoiados no chão. Deixe a coluna alinhada, ombros relaxados. Descanse as mãos uma sobre a outra no colo ou mãos para baixo sobre os joelhos.

Feche os olhos e relaxe seu rosto com um sorriso.       

Comece a sentir a entrada e saída do ar. Inspire e expire lentamente, relaxando.

Apenas observe a respiração acontecer naturalmente. Com cada inspiração e expiração, permita-se se sentir mais relaxado e com mais serenidade.

Agora, introduza o mantra, deixando-o fluir com facilidade e sem esforço.                                                                                      

Inspire lenta e profundamente pelas narinas e repita mentalmente HAM.                                                                                                    

Expire, lentamente, pelas narinas, repetindo em silêncio SO.

Continue permitindo que sua respiração flua suavemente, repetindo HAM ao inspirar, SO ao expirar.

Quando sentir que se distrai com pensamentos, ruídos no ambiente, sensações no corpo, gentilmente, traga sua atenção de volta e continue a repetir o mantra SO HAM, SO HAM, SO HAM…

Se vierem pensamentos, deixe-os ir. Não lute contra seus pensamentos. Nem tente para sua mente. Ela se aquieta por ela mesma com o mantra.

Permita que sua mente descanse, liberando os pensamentos, voltando-se para dentro, para aquele lugar interior de paz onde experimenta conexão com o Ser interior.

Medite quinze minutos. Fique tranquilo em marcar o tempo. Com a prática da meditação, sua mente saberá o tempo certo de meditar. Apenas relaxe e se entregue a esses momentos de interiorização e apaziguamento.

Ao voltar da meditação, retorne calmamente. Inspire e expire lentamente. Quando se sentir pronto, gentilmente, abra os olhos.

Você pode também meditar deitado, na posição de relaxamento, acompanhando a respiração. Ao inspirar, repita mentalmente HAM, ao expirar SO. Relaxe, mais e mais e se entregue ao mantra.

Dissolva assim suas ansiedades, estresse, insônia. Deixe que esse mantra lhe traga tranquilidade, bem-estar, paciência, entusiasmo e paz interior. Priorize um tempo para meditar regularmente e sinta os frutos benéficos e transformadores da meditação.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.