Libertar-se de crenças e culpas amplia nossa visão de mundo

Por Ângelo Medina

As religiões são, em minha opinião, essenciais para a sobrevivência espiritual, psíquica e emocional de grande parte da humanidade, respeitemos os ateus. Foi o caminho encontrado pelo homem para se conectar com o Divino Supremo (algo superior a ele), religando sua Força Interior, para poder lidar com o imponderável, a impermanência e seus erros – culpas – e evoluir espiritualmente.  E sem qualquer tipo de partidarismo, não há religião melhor (superior) ou inferior. No sentido exposto aqui, todas as religiões, sem exceção, irão se sintonizar com a demanda e o caminho espiritual percorrido por cada um.

Continua após publicidade

Mas, paradoxalmente, a frase de Freud na chamada acima é verdadeira. Isso pois as religiões em sua cultura, são permeadas por dogmas, crenças… e toda crença tende a ser limitante, pois enxerga o mundo, Deus (o Grande Mistério) e o homem sob um ponto de vista parcial, criando uma eterna Guerra Santa para ver qual ponto de vista irá vencer ("dominar").         
           
Se pensarmos que a palavra religião vem do latim religare, não existe ateu, pois sua religião reside em seu próprio Ser, ele se religa a si mesmo, tornando-se um deus de si.