Por que brincar faz bem para a vida

Por Miriam Rodrigues

Primeiramente, quero dizer que a a frase do título deste post foi dita por ninguém menos do que a minha filha, Valentina.

Continua após publicidade

Parece uma afirmação simples vindo de uma criança, mas se você parar para refletir comigo, verá que é a mais pura verdade.

As funções executivas do cérebro são construídas ao longo da infância, mas serão essenciais na vida adulta, principalmente quando levamos em conta que o bom desenvolvimento das funções fortalece as neuroconexões no cérebro, tornando o indivíduo mais saudável e mais feliz.

Elas são as funções que mais contribuem para a nossa produtividade porque, como dito acima, nos ajudam a controlar impulsos, fazer planos, computar informações, pensar em estratégias, manter o foco e muito mais.

Tudo isso dá trabalho para o cérebro, certo? Portanto, o fortalecimento das funções executivas é superimportante.

Continua após publicidade

E é aqui que entra a arte de brincar: um modo de treinar essas funções é através da brincadeira.

Brincar é a melhor forma de aprender habilidades que serão utilizadas pelo resto da vida.

Enquanto brinca, a criança aprende habilidades como: planejar, ouvir, manter-se focada e tomar decisões. Isso tudo é essencial para o processo de desenvolvimento saudável.

Continua após publicidade

Além de intensificar as funções, brincar permite que as crianças tomem conhecimento de suas capacidades e limitações, criem sua autoconfiança, descubram o que funciona e o que não funciona para determinadas situações e testem seus limites.

Assim sendo, as crianças conseguem crescer e transcender psiquicamente.

E outro bônus da brincadeira é a ativação de norepinefrina no cérebro, o hormônio que facilita a aprendizagem.