Liberte-se do sofrimento interior

Por Emilce Shrividya Starling

Tenha a consciência que muito do seu sofrimento é devido aos seus padrões mentais negativos. Entenda que somente você pode se libertar dos conflitos interiores. Perceba a inutilidade de se autotorturar com pensamentos negativos, momentos tristes do passado ou com expectativas pelo futuro.

Continua após publicidade

Pare de remoer mágoas e ressentimentos. Dissolva a raiva acumulada. Em vez de sofrer inutilmente, desenvolva aceitação, tolerância, paciência, humildade e sabedoria. Ao fazer isso, acontecerá uma mudança interior, que é aprendizado e evolução espiritual. Você sentirá leveza e alegria.

Precisamos aprender com as lições que a vida nos dá, contemplando que virtudes o universo deseja que desenvolvamos. O sofrimento é uma oportunidade para transformar nossas emoções. Podemos nesses momentos difíceis encontrar a força interior e coragem para nos apoiar. Quando compreendemos a impermanência de nossas vidas, podemos nos adaptar mais facilmente a todas as situações e mudanças, sem ficarmos agarrados a elas.

Em vez de se lamentar, se sentir vítima, culpar o destino ou os outros, mude a si mesmo. Compreenda que o maior sofrimento está em sua própria mente negativa e que somente você pode mudar isso.

Sem medo de ser feliz, assuma a responsabilidade que vem com a maturidade e crescimento espiritual. Em vez de apenas tentar ser positivo, desenvolva determinação de alcançar o autodomínio e vontade interior através da meditação.

Continua após publicidade

Pratique a Meditação com o mantra SO HAM, como ensinei nesse texto aqui.

Quando começar a meditar, é normal sentir a inquietação e turbulência da mente. Tenha paciência e busque o autoconhecimento com coragem para fazer mudanças significativas. Com a prática, você desenvolverá paciência, clareza mental, equilíbrio e tranquilidade.

Muitas pessoas acham que só vão conseguir paz quando conseguirem modificar seus filhos, marido ou esposa, filhos, amigos ou se as pessoas realizarem seus desejos.

Continua após publicidade

Isto me lembra sobre o ensinamento de um santo, que orava a Deus:

“Ó meu Deus, conceda-me energia e determinação para modificar este mundo”. Muitos anos depois, ele sentiu que já não era mais tão jovem e rebelde e pediu: “Senhor, já não disponho de juventude e força suficiente para mudar o mundo, mas dê-me energia para mudar meus parentes”.   
                                                                  
O tempo passou, ele se tornou idoso. E, percebeu que não tinha força suficiente para mudar seus parentes e rezou: “Senhor, dê-me força suficiente para que eu possa mudar a mim mesmo”.                
                                                                              
Somente assim ele alcançou a paz. Então, depois disso, ele dizia a todos: “Quero alertá-los. Orem ao Senhor, desde o começo, para que vocês tenham energia e coragem para mudar a vocês mesmos”.

Outra maneira de alcançar paz e ficar livre do sofrimento é desenvolver bondade e amor. Seja bom e gentil para com você mesmo, se amando, cuidando de si mesmo. E, ao se amar, expanda esse amor sendo bom e amável com as outras pessoas.

Seja útil praticando boas ações em sua vida diária. Descubra suas próprias qualidades, e também veja o lado positivo dos outros, em vez de apenas ficar focado nos defeitos deles.

Encontre Deus em seu coração e perceba como a alegria brotará em seu coração, lhe trazendo paz. Torne-se um buscador da Verdade, do Amor de Deus em seu interior e sinta: Senhor, eu sou tudo em Ti, Tu és tudo em mim.

Quando você se estabelecer nessa experiência interna, conquistar uma mente estável, com autodomínio e amabilidade, você alcançará a tão desejada paz da mente.  Invista nesta jornada interior e seja mais livre e feliz.

Namaste! Deus saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!