Como sua pele envelhece a cada dez anos

Por  Sônia Corazza

Quantos anos você tinha em 2009? Olhe uma foto sua e observe o que você enxerga na pele do seu rosto. Sabia que sua pele sofre um processo de envelhecimento natural a cada 10 anos?

Continua após publicidade

Essa cronologia de envelhecimento tem um ritmo característico, que deve ser conhecido para você saber melhor como se cuidar para manter a saúde e boa aparência e é disso que vou falar hoje.

Dos 20 aos 30 anos

A pele já está exposta aos danos ambientais por longos anos, principalmente para nós, brasileiros, que recebemos a carga de radiação solar intensamente. O sol desencadeia o processo de pigmentação e a pele pode se tornar manchada e repleta de pintas. Também aparecem os primeiros sinais na área dos olhos, com linhas de expressão fininhas.

Dos 30 aos 40 anos

Continua após publicidade

As linhas de expressão aumentam em profundidade e extensão e se tornam rugas. A pele começa a perder sua vitalidade original e as pálpebras se tornam mais flácidas.

Dos 40 aos 50 anos

A pigmentação anormal da pele aumenta, mostrando  manchas mais escuras,  as rugas ficam bem marcadas e a flacidez se instala na área dos olhos.

Continua após publicidade

Dos 50 aos 60 anos

No caso das mulheres há a confirmação da menopausa e a perda da proteção hormonal. A pele se orna muito desvitalizada, os sulcos nasolabiais ficam bem evidentes, o rosto todo perde o contorno e a musculatura se fragiliza.

A partir dos 60 anos

A pele se afina e se sensibiliza muito. Há perda da luminosidade e em muitas pessoas o aparecimento da papada, pela frouxidão muscular.

Não se desespere! Em cada fase da vida é possível cuidar da sua pele com fórmulas cosméticas criadas para minimizar os danos cutâneos e ajudar a manter sua saúde e funções vitais.
 
Lembre-se sempre que pele é um órgão vivo e reativo e que tudo começa por um estilo de vida saudável, que combina boa alimentação, sono restaurador e bons cuidados de higiene.