Coração agradecido

Por Emilce Shrividya Starling

Há um grande segredo no Yoga, que pode nos tornar feliz em um momento.  Ele rapidamente abre nosso coração e nos permite ver cada acontecimento como uma benção. Esse segredo nos faz apreciar tudo que antes nem percebíamos. Ele nos liberta da preocupação e ansiedade.

Continua após publicidade

No momento que o experimentamos, ou apenas nos lembramos dele, nosso coração descansa, nossa mente se acalma e ficamos presentes e preparados para a vida diária.

Qual é esse segredo? É a Gratidão. Quando a sentimos, nós respeitamos a todos. É um antídoto do orgulho. A gratidão nos traz bênçãos e boa sorte, pois nos conecta com as vibrações divinas. Cura ressentimentos e traz o perdão.

A magia da gratidão  

Sem esse sentimento, nós não valorizamos o que temos e nunca teremos o suficiente. Com a gratidão, nós recebemos mais e mais da vida e de Deus e vemos perfeição e beleza à nossa volta. Quando praticamos esse segredo, ele nos traz desapego e compaixão.

Continua após publicidade

Quando somos gratos por Deus, pela vida, pelo planeta Terra, por nosso corpo, pelos nossos pais, cônjuges, companheiros, filhos, amigos, parentes, pelo nosso trabalho, nós somos mais alegres e serenos. O perdão que surge da gratidão nos liberta da raiva e mágoas.

A gratidão não é um peso nem uma obrigação. Ela é alegria e faz surgir o contentamento do coração.

A oração é uma maneira de expressarmos gratidão. É bom cultivar o hábito de orar antes das refeições, agradecendo a Deus, ao alimento e quem preparou. Orar ao acordar e ao dormir, agradecendo a proteção, bênçãos, à nossa família e a tudo que possuímos.

Continua após publicidade

Agradecer a Deus, não significa somente dizer a Deus que O ama, mas também sentir-se grato pela criação de Deus, pela natureza e todos os seres viventes.
Quem sente ingratidão, não é capaz de usufruir da felicidade. Quem reclama muito, se sente vítima e vê problemas em tudo, fica focado no que não teve ou não tem, e se sente infeliz. Nada o deixa satisfeito. No entanto, aquele que agradece, percebe o que tem e fica focado nas bênçãos de sua vida.

Muitas vezes nem percebemos as graças que recebemos na vida diária e não agradecemos. Ou nós nos esquecemos de agradecer. É importante contarmos nossas dádivas e abrirmos nossos corações para esse sentimento que nos aproxima do Ser interior que habita em nós.

A gratidão é uma prática yogue. É uma lei da natureza. E, como nos ensina o Yoga: “Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando mostramos nossa gratidão, recebemos mais”.

Prática da gratidão

Uma prática para sentir gratidão é o ato de manter uma fé firme em Deus. Ao praticar sermos gratos, nós evitamos os velhos hábitos de autopiedade ou indiferença. Quando mantemos esse esforço e essa lembrança de agradecer, um sentimento doce e maravilhoso surge em nós.  

Somos acostumados a agradecer a Deus e aos outros. Mas, quantos de nós sentimos gratidão por nós mesmos? Muitos pensam ser uma idéia egoísta. Mas não é. Justamente agora, sinta-se grato por você mesmo. Valorize-se. Veja suas qualidades, sua bondade, suas habilidades e até as pequenas coisas que você faz tão bem diariamente.

Liberte-se dos hábitos de reclamar, do desapontamento, de olhar somente o lado negativo das situações e tudo que nubla sua experiência de ver o melhor de sua vida. Lembre-se que você tem a opção de agradecer. Agradeça e sinta o que acontece em seu coração e em todo seu ser.

Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!