Cultive o hábito de agradecer

Por  Emilce Shrividya Starling

A Filosofia do Yoga nos ensina a agradecer. Através da gratidão mudamos hábitos errados de lamentar, de procurar o que está errado nas situações ou cair no desapontamento. Em vez disso, praticamos nos sentir gratos e satisfeitos.

Continua após publicidade

Quando a mente está cheia de negatividades é difícil experimentar gratidão. Uma das maneiras mais simples, mais fáceis e efetivas de purificar uma mente negativa é através de cantar o nome de Deus.

Por que cantar mantras

O canto com mantras é a maneira natural de sintonizar-se com a frequência do amor. Cantar mantras combina palavras e sons que vibram no mais alto nível de consciência. A doçura do canto acalma a mente, dissolve as preocupações, abre nosso coração, nos unindo à luz do espírito. Equilibra o sistema de energia sutil, permitindo uma meditação e relaxamento mais profundos. Isto faz surgir naturalmente o sentimento de gratidão e nos preenche do amor divino.

O serviço desinteressado à humanidade é outra maneira de expressarmos gratidão. Quanto mais servimos com altruísmo e generosidade mais sentimos gratidão e alegria.

Continua após publicidade

Ao cultivar o hábito de agradecer, abrimos nossa percepção para agradecer a comida que comemos, quem a plantou, quem a cozinhou, todo o trabalho que é feito por tantas pessoas para termos nosso alimento. Agradecemos os ensinamentos espirituais, aos professores, por nossa proteção em nossos lares; a limpeza das ruas; o serviço médico e hospitalar; as lojas e tudo que nos dá conforto material e espiritual.

Vivendo com gratidão vamos aprendendo a procurar pelo mistério de Deus em tudo e em tudo agradecer a Deus, porque tudo que acontece é a vontade Dele. A prática da gratidão não somente expressa nossa fé em Deus, mas também aprofunda essa fé porque ela nos dá olhos para ver.

Agradeça por você ser quem você é

Continua após publicidade

Agradeça suas qualidades, habilidades, dons e virtudes. Reconheça seu próprio valor.  Ao sentir gratidão por você mesmo, você aquieta a voz interna da autocrítica, da baixa autoestima, do julgamento e das dúvidas. Você passa a se amar verdadeiramente e desse modo pode amar também aos outros e ver qualidades neles.

O primeiro sinal que você está evoluindo e progredindo espiritualmente é quando você não se diminui mais, vê seu lado positivo e agradece a você mesmo e se valoriza. Você confia mais em você e em Deus. Confia no Ser interior que habita em você. Confia, abençoa e agradece a divindade que habita em você.

É simples praticar ser grato. É uma questão de se lembrar de que a gratidão é uma opção. Podemos se gratos pelas coisas boas, pelo amor das pessoas, pelos desafios e dificuldades que nos fizerem buscar Deus, pelo convívio com pessoas difíceis que são nossos mestres, pois nos ensinam a paciência, o perdão, a compaixão.

Em vez de apenas criticar as pessoas ou guardar mágoas, comece a reconhecer as qualidades que tem dentro delas e as pequenas coisas boas que elas fazem. Isso vai lhe libertar da irritação, da impaciência, da hostilidade e vai lhe trazer muita serenidade e leveza de espírito.

A gratidão é uma qualidade natural que nos permite experimentar entusiasmo. Através desse sentimento você alimenta pensamentos de alegria, bom humor, bondade que curam e aumentam sua eficiência e entusiasmo. As pessoas alegres e gratas são uma bênção, porque espalham felicidade e amor à sua volta.

Você não tem que esperar que todos seus sonhos se realizem para se sentir realizado e feliz. Você pode saborear plenamente a presença de Deus em sua vida no momento em que se voltar para a vida com gratidão.

Cultive a gratidão. Sintonize com as vibrações puras de Deus através do agradecimento profundo e sincero e muitos de seus problemas e karmas são diminuídos e você recebe mais e mais graças divinas.

Mestre yogue

Baba Muktananda, um grande Mestre Yogue, disse: “Por causa de Sua grande misericórdia, Deus nos deu este maravilhoso corpo. Não somente Ele nos deu este maravilhoso corpo, mas Ele mesmo veio e tomou residência dentro de nós. Nós devemos agradecer a Deus cada segundo de nossas vidas”.

Devemos aprender a tratar o corpo com amor, respeito e gratidão. Esse corpo é um grande presente de Deus e é nosso amigo. Não podemos ser desleais com ele e precisamos alimentá-lo bem com alimentos benéficos e não apenas com alimentos prazerosos que envenenam o corpo e tiram a saúde. Precisamos nutri-lo com pensamentos positivos que o tornam mais saudável e forte.

Através de amar e respeitar esse corpo você começa a sentir o que é amor e pode expandir o amor para a esposa, marido, filhos, parentes, amigos, companheiros, animais, e para a natureza.

Precisamos aprender a agradecer a Deus e aceitar o fato de que sem a vontade Dele, nem uma simples flor pode florescer, nem uma simples folha pode se mover, nem nós podemos dar um simples passo nesse mundo.

Fale docemente. Seja amável e firme. Seja generoso e bondoso. Caminhe suavemente. Viva dharmicamente, com retidão, cumprindo seu dever de modo que a Terra agradeça por você estar pisando nela.

Agradeça a tudo. Compreenda que tudo acontece para melhor. Nada acontece por acaso. Você tem o que merece e precisa. Aprenda, transforme-se, amadureça e viva mais contente com um coração agradecido. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!