Suco verde todo dia pode afetar a tireoide?

Por Tamara Mazaracki

O consumo diário de couve pode diminuir a ação dos hormônios tireoidianos? E pode afetar quem tem hipotireoidismo? Este é um questionamento comum, pois informações desencontradas são divulgadas na internet e na mídia. Os vegetais crucíferos (do gênero Brassica) compõem uma grande parte do conjunto de verduras e legumes consumidos diariamente. Principais crucíferos: couve, brócolis, rúcula, agrião, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, acelga, rabanete, nabo, mostarda, raiz forte (wasabi).  Atualmente alguns deles se tornaram muito populares como ingredientes em sucos verdes, com uso diário. No entanto, compostos presentes nestes vegetais, como os isotiocianatos, têm sido acusados de interferir com a capacidade do organismo de absorver iodo, um mineral essencial para o funcionamento da tireoide, e por isso são denominados “bociogênicos”.

Continua após publicidade

O que são bociogênicos?

Estes compostos químicos “poderiam suprimir a função da tireoide” ocasionando a formação de bócio, que é um inchaço e crescimento desordenado da glândula localizada na base do pescoço. Os agentes bociogênicos mais comuns são as isoflavonas, isotiocianatos e flúor. Eles estão presentes em uma grande variedade de alimentos: soja e derivados (leite de soja, tofu, proteína de soja, carne de soja), mandioca, batata-doce, sementes oleaginosas (amêndoa, castanha de caju, noz, semente de abóbora e de linhaça), amendoim, uva, pera, pêssego, morango, espinafre, chá e os vegetais crucíferos (citados acima). Por outro lado, os crucíferos são extremamente saudáveis e devem fazer parte da nossa dieta diária porque são ricos em compostos contendo enxofre, glucosinolatos e indol-3-carbinol, que promovem a desintoxicação do corpo, melhoram a saúde do coração e reduzem consideravelmente o risco de câncer.

Isotiocianato – amigo ou inimigo?

Os isotiocianatos dos vegetais crucíferos exercem um poderoso efeito protetor contra muitos tipos de câncer, incluindo mama, cólon, bexiga, próstata, pulmão e tireoide, o que faz dos crucíferos alimentos essenciais à saúde. A preocupação sobre os possíveis efeitos negativos de crucíferos na função tireoidiana surgiu a partir de estudos com animais, com resultados sugerindo que isotiocianatos poderiam interferir com a síntese de hormônio da tireoide ou competir com a captação de iodo pela glândula. No entanto, isto não foi confirmado em estudos com seres humanos, e o consenso científico atual é que os vegetais crucíferos só poderiam ser prejudiciais para a tireoide em casos de deficiência severa de iodo ou uma ingestão de iodo insuficiente.

Continua após publicidade

Excesso faz mal!

Alguns alimentos podem ter ação bociogênica se consumidos em excesso (muita quantidade mesmo!), ou se a pessoa tem uma ingestão de iodo baixa. Na realidade, é quase impossível comer crucíferos em quantidade suficiente para prejudicar a tireoide. Houve um caso isolado de uma mulher chinesa de 88 anos que desenvolveu bócio e hipotireoidismo agudo depois de ingerir diariamente por vários meses um quilo de bok choy (um tipo de couve) cru, acreditando que isto poderia ajudar no seu diabetes – aí sim houve uma ingestão excessiva e prejudicial!

Iodo na alimentação

Continua após publicidade

No Brasil a deficiência de iodo é raríssima porque aqui se consome o sal iodado, que garante um suprimento mínimo para prevenir o bócio. A glândula tireoide precisa de iodo para sintetizar tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), hormônios que regulam o metabolismo e atuam no crescimento e no desenvolvimento. Se você quiser assegurar o iodo de cada dia, consuma pescados, frutos do mar e algas marinhas. Em menor quantidade o iodo está presente no ovo, aspargo, cogumelo, espinafre, gergelim, alho, couve e abobrinha.

Aprendendo com a dieta dos veganos

Se os vegetais crucíferos podem alterar a função da tireoide de forma negativa, os veganos e vegetarianos teriam uma chance muito maior de apresentar hipotireoidismo ou bócio, levando-se em conta a sua alta ingestão de alimentos de origem vegetal. Para averiguar esta possibilidade foram feitas pesquisas com indivíduos que não ingerem proteínas de origem animal (veganismo) ou seguem a dieta ovolactovegetariana. Ambos consomem quantidades maiores de vegetais, incluindo crucíferos, do que os que seguem uma dieta onívora (com produtos de origem animal e vegetal). A conclusão foi que a dieta vegana protege contra doença autoimune tireoidiana e é associada com um risco ligeiramente menor de hipotireoidismo do que a dieta onívora. Ou seja, se você não exagera tomando 1 litro de suco verde por dia, todo dia, não há nenhum problema relacionado à sua tireoide que o impeça de ter os enormes benefícios de consumir brócolis, couve, repolho e todos os outros componentes do gênero Brassica.

Imunidade e proteção intestinal

A informação de que comer vegetais crucíferos diariamente é danosa à tireoide, ou de que aqueles com hipotireoidismo devem reduzir ou evitar o seu consumo, não procede! Se a sua tireoide funciona normalmente, ou mesmo se você tem hipotireoidismo, não há nenhuma razão para evitar ou restringir o consumo de crucíferos. Os resultados de pesquisas sugerem que adultos devem consumir pelo menos cinco porções semanais. Além disso, os vegetais crucíferos têm inúmeros outros benefícios: muitos nutrientes, fibras, poucas calorias, efeito detox, ação imunoestimulante, ação reguladora e protetora do intestino, ação prebiótica.

Câncer, estrogênio e agrotóxicos

Brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos ajudam a prevenir o aparecimento e deter a progressão de tumores do cólon, mama, próstata e tireoide. Seus compostos naturais promovem o metabolismo saudável do estrogênio no corpo (muitos tipos de câncer estão ligados a este hormônio e seus derivados químicos, os chamados xenoestrógenos), além de contribuir para neutralizar a ação do ataque diário de produtos químicos causadores de câncer (poluentes diversos, agrotóxicos, inseticidas, etc.).

Fechando a questão

A informação de que comer vegetais crucíferos diariamente é danoso à tireoide (ou de que aqueles com hipotireoidismo devem reduzir ou evitar o consumo de couve e outros crucíferos) é infundada e faz um desserviço à população. Se a sua tireoide funciona normalmente, ou mesmo se você tem hipotireoidismo, não há nenhuma razão para evitar ou restringir o consumo de vegetais crucíferos. Adultos devem consumir no mínimo cinco porções semanais, procurando sempre variar entre os diferentes tipos de crucíferos para obter toda a gama de fitonutrientes.

Referências

*Food & Chemical Toxicology 2019. Broccoli sprout beverage is safe for thyroid hormonal and autoimmune status: Results of a 12-week randomized trial.
*Molecules 2018. Anti-Carcinogenic Glucosinolates in Cruciferous Vegetables & Antagonistic Effects on Prevention of Cancers.
*Molecular Nutrition & Food Research  2018. Phenethyl Isothiocyanate, a Dual Activator of Transcription Factors NRF2 and HSF1.
*Current Pharmacology Reports 2015. The Epigenetic Impact of Cruciferous Vegetables on Cancer Prevention.
*Human Nutrition Research Center on Aging 2013. Cruciferous Vegetables In An Evidence-based Approach to Phytochemicals & Other Dietary Factors.
*New England Journal of Medicine 2010. Myxedema Coma Induced by Ingestion of Raw Bok Choy.
*Nutrients 2013. Vegan diets and hypothyroidism.