Posso treinar bíceps e abdômen todos os dias?

E-mail enviado por um leitor:

“Doutora, boa tarde. Tenho 48 anos e faço musculação há cinco anos. No início ganhei um pouco de massa muscular, melhorei a minha condição física. Faço uso de alguns suplementos indicados pela nutricionista. Durmo em torno de cinco horas por dia. Estou testando treinar o bíceps e abdômen todos os dias, mas moderados porque desde o início não tive muitas mudanças. Sei que os estudos mostram que não pode, mas estou testando para ver o que acontece. O que a senhora me aconselha?”

Continua após publicidade

Por Milena Imaizumi

Resposta: O risco em se treinar diariamente o mesmo músculo, segundo estudos, é aumentar o risco de lesão, fadiga muscular e não hipertrofiar a musculatura (aumentar seu tamanho), podendo até hipotrofiar e não conseguir progredir nas cargas, repetições e série.

Caso você observe um desses sintomas não continue o treino diariamente.

No seu depoimento existem alguns vieses, para o seu objetivo, tais como, poucas horas de sono (não há tempo disponível para repor a energia para o dia seguinte, inclusive para os músculos) e a idade (deve realizar dosagem hormonal relativos à sua performance muscular).

Continua após publicidade

O ponto positivo é que você treina há cinco anos, portanto tem habilidade motora e unidades neuronais treinadas para o movimento e função muscular. Um dos aspectos fundamentais para a hipertrofia muscular é a correta nutrição. Como você possui orientação nutricional também é uma vantagem.

Um dos segredos da musculatura definida

Se você mantiver uma composição corporal baixa (traduzindo, porcentagem de gordura baixa), sua musculatura ficará com uma aparência definida.
 
Agora, imagine uma situação. Se você fosse um jogador de futebol, de voleibol, de handebol, profissional ou amador em período competitivo, treinaria diariamente o gesto esportivo, certo? Quando você faz um gesto esportivo, o corpo realiza esse gesto através da contração muscular. Por exemplo, o ato de arremessar a bola, no handebol, usam-se os músculos flexores de dedos, bíceps braquial, tríceps braquial e músculo deltoide (além de dezenas de outros). Quando avaliamos um atleta, a massa muscular do membro que realiza o arremesso é sempre maior que o outro que não arremessa. O que eu quero dizer é que o atleta realiza exercícios de força, resistência e potência musculares diariamente, de maneiras e estímulos diferentes e consequentemente tem o aumento da massa muscular.

Continua após publicidade

Então, você pode treinar diariamente um mesmo músculo ou grupo muscular, desde que os estímulos sejam variados com objetivos diferentes, sempre visando a hipertrofia.

Bíceps braquial, exercícios específicos de força pura num dia, necessita de pelo menos 48h00 de repouso. Neste intervalo de repouso, trabalhe flexão de braço ou algum tipo de exercício de puxada, como a remada. Ainda, força pura necessita de grande carga, velocidade baixa e pouca repetição. Pode variar no dia seguinte, potência muscular, onde a carga é de moderada a forte, velocidade de execução mais rápida e número maior de repetição, de 15 a 20.

Exercícios abdominais são os que mais possuem variações. Um agachamento com sobrecarga utiliza o músculo abdominal e assim vai…
 
Pesquise e estude a cinesiologia e biomecânica dos movimentos e assim você irá descobrir que variações podem ser usadas na sua série.

Bons treinos!

*Cinesiologia:  ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos. Fonte Wikipedia.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.