Sigo o meu estilo ou a moda?

Por Celso da Silva

Ao pensar na construção da minha imagem,  devo seguir alguma tendência? Utilizo itens da moda ou crio meu próprio estilo?

Continua após publicidade

Antes devemos dar significados aos itens abordados:

A tendência, tratando-se de imagem, refere-se a uma proposta baseada em seu gosto. A moda é baseada no uso, ou seja, está no processo midiático, então “traduz” sucesso, beleza e aquisição.

A moda e o visagismo se contrapõem no sentido de não massificação. O visagismo preza a construção de uma imagem única. Claro, que podemos utilizar itens vertentes da moda, mas sempre expressando uma tônica pessoal.

Estilo

Continua após publicidade

O estilo é de fato o que está mais atrelado à personalidade. Na rua observamos vários indivíduos com vestimentas, corte de cabelos e cores diferentes, assim como maquiagens ressaltando traços inovadores. A princípio causa estranheza, até percebermos uma grande quantidade de pessoas utilizando de forma diferenciada, ou seja, adaptando à sua personalidade, criando o seu estilo.

O caminho a ser trilhado deverá estar de acordo com o que nos causa satisfação e consiga nos representar.

Teste

Continua após publicidade

O que podemos experimentar é: após um look montado (roupa, cabelo, maquiagem) tirar fotos em ângulos diferentes e analisar.

Este visual me representa, estou bem, feliz, confortável?

Se positivo, estamos no caminho adequado.

Se não nos sentirmos seguros, qualquer questionamento sobre o look montado causará dúvidas e consequentemente baixa autoestima.

Em suma, a construção de uma imagem diferenciada, em harmonia com a personalidade, requer certa dose de  maturidade e segurança advindos do autoconhecimento.