imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como apagar traumas do passado?

Tentar apagá-los da mente só agrava o sofrimento

E-mail enviado por uma leitora:

“Coloquei todos os meus traumas na janela do esquecimento, onde só seu sei onde estão. Como isso dói e me mata a cada dia. Já tentei seguir com a vida em frente.  Fiz faculdade, trabalho e finjo ser uma pessoa normal. Só que dentro de mim há um inferno. A minha solidão é um inferno na Terra! Me ajude.”  

Resposta: Não é nada fácil apagar os traumas do passado, embora haja quem até prescreva medicação para isso.

O importante, a meu ver, não é tentar mantê-los presos no inconsciente, pois são fantasmas que vêm sempre nos assombrar em momentos mais difíceis. A minha sugestão é procurar uma terapia para “exorcizar” tudo que nos agrediu no passado e no presente. Sejam traumas violentos ou aqueles silenciosos que apenas nos feriram profundamente.

Encare esses fantasmas! Enfrente-os e, com uma ajuda psicoterapêutica, será muito mais fácil livrar-se deles!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?