Nosso comportamento sofre influência de quê?

Por Regina Wielenska

As aves que aqui gorjeiam, gorjeiam ou não como lá? O ambiente a as predisposições biológicas se entrecruzam.

Continua após publicidade

O conhecido poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias, compara vários aspectos da amada terra de origem com os do local de um exílio autoritariamente imposto ao indivíduo. Fala de saudade e outros temas. Além da afetiva emoção descrita subjetivamente pelo poeta outros se interessaram pelo tema, como, por exemplo, os *etólogos. E de fatos estudos com aves de uma mesma espécie vivendo em locais muito distantes entre si preservam várias características em comum no seu canto, sugerindo o peso da biologia sobre a determinação do comportamento. Mas… Outros estudos identificaram que há outras dimensões do canto desses pássaros típicas apenas de um grupo em determinada região. Haveria, então algo como um sotaque para cada agrupamento de aves, algo adquirido via convívio com aquela exata comunidade.

Transtorno obsessivo compulsivo e cultura

Estudiosos do transtorno Obsessivo Compulsivo, que afeta indiscriminadamente cerca de 2 a 3% da população mundial, sem fazer muitas distinções etárias, de país de origem, sexo etc também sofre influências de contextos culturais. Por exemplo, sintomas referentes a contaminações por doenças se transformaram historicamente, inicialmente o temor mais comumente se referia à peste bubônica, depois a tuberculose, a sífilis, câncer, Ebola, HIV, H1N1 e outras doenças que estiverem em destaque num certo momento social.

Observando sistematicamente espécies, incluindo humanos, poderemos notar vestígios evolucionários (como cachorros evacuarem e rasparem as patinhas no cimento da calçada ou os medos humanos de lugares altos, chuva e raios, escuro, aranhas e cobras).

Continua após publicidade

História de vida: efeitos

Notamos também os efeitos da história de vida sobre a aprendizagem de certos comportamentos, algo bem individual, como medos intensos surgidos exatamente após a exposição a um evento traumático. Há até um ditado popular que bem descreve isso: gato escaldado tem medo (até) de água fria! Por fim notamos ainda que a cultura contribui para construir fenômenos como o padrão comportamental da anorexia, sendo que a hipervalorização estética de um corpo esguio ao extremo nas redes sociais ou editoriais de moda leva jovens a cometerem excessos como jejuns, restrições de ingesta calórica, indução de vômito, uso de laxantes e excesso de exercício.

O que aponto já foi salientado por muitos pesquisadores, entre eles o analista do comportamento norte americano B. F. Skinner. O comportamento sofre a influência de três níveis de seleção: a **filogênese, a ***ontogênese e a cultura. Mudar o comportamento requer do profissional uma visão ética, científica e sensível às vias pelas quais a transformação poderá ocorrer.

Continua após publicidade

*Etologia: ramo da biologia que estuda o comportamento animal

**Filogênese: influências relacionadas ao pertencimento a uma dada espécie, muitas vezes se refere à genética influenciando o indivíduo

***Ontogênese: influências relacionadas a processos de aprendizagens ocorridas ao longo da vida.