Onde está o meu propósito de vida?

Por Patrícia Gebrim

A busca por um propósito de vida, apesar de parecer um movimento construtivo e necessário, pode ser uma armadilha para muitos de nós. Eu já passei por isso…  Lá atrás, retrocedendo os ponteiros do tempo, já me senti frustrada, angustiada, perdida. Tudo porque mordi a isca do "tenho que descobrir qual é minha missão nesta vida!"

Continua após publicidade

Minha cabeça dava voltas e voltas, enquanto eu me sentia cada vez mais incapaz de encontrar aquilo que tanto queria saber.

"O que vim fazer aqui, no que devo trabalhar, como me doar ao mundo?"

Eu me perguntava coisas assim, de novo e de novo, sem perceber que estava equivocada na pergunta.  Levou um tempo até que eu descobrisse que o propósito de nossa vida não se trata de encontrar um caminho, uma missão, executar esse ou aquele ato, salvar baleias ou crianças na África. Embora ache maravilhoso todos que se envolvem nesse tipo de movimento.

Bem… Um dia respirei e me lembrei. Do motivo de estar aqui. Do propósito da minha existência.

Continua após publicidade

Apenas ser eu mesma!

E me veio à mente a pergunta mágica, sem a qual nenhuma outra pergunta pode ser respondida:

"Quem sou Eu?"

Continua após publicidade

Passei a me perguntar apenas isso. Que alívio senti… Parei de me atormentar e simplesmente mergulhei e me aprofundei em mim mesma. Foi quando a vida começou a se tornar bela, cheia de magia… Quando parei de querer conduzi-la, quando desisti de encontrar um caminho, quando comecei a ofertar o melhor de mim a tudo o que me rodeava, quando arrisquei ser exatamente como eu era, do meu jeito, sabem?
 
Se eu amava escrever, escrevia.
 
Se era introspectiva, me permitia ir para dentro.
 
Se estava infeliz com algo, encarava mudar aquilo…

 
Isso trouxe na minha direção tudo o que hoje, visto de uma forma superficial, poderia ser chamado de meu "propósito".

Olho hoje ao meu redor e não me iludo. Sei que, por mais que hoje meu entorno faça muito sentido, talvez amanhã não esteja aqui.

Meu propósito não é o que "eu faço", entendem?

Ahhh…a busca por esse tal de propósito acaba, muitas vezes, nublando aquilo que está bem à nossa frente. O propósito SOMOS NÓS. O propósito da sua vida É VOCÊ. O real você!