Por que o obstáculo pode ser uma benção

Por Elisabeth Cavalcante

Quando estabelecemos uma meta a ser conquistada, é natural que sejamos tomados pela ansiedade e pela expectativa de vê-la realizada. Entretanto,  por mais que façamos, muitas vezes os obstáculos exteriores nos parecem intransponíveis. Nestes momentos tendemos a lamentar a nossa sorte, a revoltar-nos contra Deus, contra o destino e a nos perguntarmos o porquê disto estar ocorrendo.

Continua após publicidade

Ao invés da reação negativa, o mais útil é que nos questionemos acerca de nossos objetivos, se eles são de fato indispensáveis ao nosso crescimento interior. A maioria de nós, dificilmente se coloca de modo atento e reflexivo diante de uma circunstância negativa, buscando encontrar razões sólidas para os acontecimentos se desenvolverem daquele modo.

Tenha flexibilidde de surfista

Muitas vezes, a mudança de rota, a re-definição de objetivos pode ser útil para que saiamos do impasse. Mas isto exige flexibilidade, criatividade e, principalmente, capacidade de aceitação serena do que a vida nos apresenta. Enquanto insistirmos na queda de braço com a realidade, a paralisia e a estagnação podem se estender por muito tempo.

Estar atento aos sinais que a existência nos envia e rever nossas escolhas, quando isto for necessário, é sem dúvida a melhor das saídas, visto que o inusitado pode se revelar bem mais interessante do que imaginávamos.

Continua após publicidade