Tenho uma percepção ‘correta’ da realidade?

Por Ângelo Medina

O que é a realidade?  Em resumo, um conjunto de experiências e circunstâncias (fatos) que vivemos no momento presente.

Continua após publicidade

Mas será que nos diversos momentos de nosso dia a dia temos uma percepção correta da realidade? Muitas vezes não.

Mancha no lago

Gosto de utilizar a metáfora da mancha no lago para justificar essa visão parcial da realidade.

Imagine que a realidade é um imenso lago azul. De repente… pá!!! surge um problema inesperado para você resolver – não importa o seu tamanho. Mas… voltando ao lago, este problema é uma minúscula mancha de óleo no lago. Dependo de como você (o seu ego) que a tudo deseja controlar, vai se focar nesse problema, essa minúscula mancha tomada por receios de não ter uma solução a contento – o ego é muito exigente!!, vai se expandir e ocupar todo o lago, cegando sua luminosidade azul. Nossa percepção sai do TODO (o lago), para se focar somente num ponto: a minúscula mancha escura de óleo: um ponto em específico nesse problema que lhe perturba.  
    
Nietzsche    

Continua após publicidade

Assim uma frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) cai com uma luva: “Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo”.

Só saindo de si mesmo, é possível transcender essa falsa percepção da realidade, focada principalmente no medo e na ansiedade. Enxergando o todo – tendo consciência de quem você realmente É!  Consciência de seus talentos, habilidades e de sua conexão com uma força Universal, e voltar ao ponto neutro de equilíbrio, seguir a voz do coração, da intuição, e com flexibilidade, seguir o fluxo das circunstâncias para responder de forma positiva aos fatos que lhe forem apresentados.
     
Sempre que focamos apenas em um único ponto de uma situação, estamos tomados pela cegueira de nossas crenças limitantes. Procure ver do alto, com essa visão pan da realidade.           

 

Continua após publicidade