Estresse: como o organismo reage

Por Edson Toledo

A sensação é que você está prestes a explodir. O cérebro já não trabalha da mesma forma e seu corpo começa a agir de uma forma estranha. Seria um ataque cardíaco? Um acesso de raiva? Estaria perdendo a sanidade?

Continua após publicidade

Uma crise de estresse é o sinal de que o nível tolerado pelo organismo já passou da conta. É uma forma de ele dizer que algo não está nada bem.
É sabido que durante uma crise de estresse, o corpo e o cérebro ficam sob um número excessivo de estímulos, sejam eles sensoriais ou mentais, que levam o funcionamento psíquico e muitas vezes, até fisiológico, à exaustão.

Estressar é uma reação natural  

Não nos esqueçamos que o estresse é uma reação natural do ser humano ligado à natureza de seus ancestrais que precisavam ativar um sistema de alerta todas as vezes que se sentiam em perigo. Nos animais, a reação comum ao estresse é a fuga, o ataque ou a camuflagem. Já os humanos reagem de inúmeras outras formas, por meio de respostas físicas, cognitivas e emocionais.

Passado o momento de grande estresse, o corpo se autorregula (homeostase) e volta ao normal. Entretanto, isso não quer dizer que ele não terá outras crises. Nem todas as pessoas reagem da mesma maneira, mas podem apresentar sintomas comuns, vejamos alguns deles.

Continua após publicidade

Cérebro a mil por hora

O nível de atividades cerebrais é elevado devido à descarga de hormônios. Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo pode gerar dor de cabeça.

Pressão lá em cima

Continua após publicidade

O sangue percorre todo o corpo e é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos. Porém, a pressão arterial deve ser mantida sob controle, o que não acontece durante a crise. O sistema nervoso simpático é ativado, fazendo com que a pressão sanguínea aumente devido à elevação dos batimentos cardíacos no qual os músculos tencionam.

Tensão muscular

Mais uma vez os hormônios são os “culpados”. A mensagem que o cérebro recebe de perigo iminente faz os músculos ficarem rígidos, como se o corpo estivesse se preparando para um ataque. Em crises muito fortes ou frequentes, a rigidez é tanta que podem provocar tensão nos ombros e pescoço.

Suor frio

A adrenalina é o hormônio que afeta a quantidade de açúcar no sangue, a gordura das células adiposas, e é o responsável pelas reações fisiológicas da pessoa como a sudorese, quando as mãos e pés ficam frios. Assim, transpirar em excesso pode ocorrer mesmo em dias frios. A transpiração pode ser generalizada ou concentrada em algumas partes, como mãos e axilas.

Coração acelerado

Sentir que o coração vai “sair pela boca” é comum nas crises de estresse, sendo muitas vezes confundido com um infarto – o que pode assustar bastante. Porém, a taquicardia é uma resposta do coração ao metabolismo acelerado. O sintoma também é muito comum em crises de ansiedade e pânico.

Descarga de hormônios

Por mais que o individuo não perceba, diversos hormônios são disparados no organismo, contribuindo para várias alterações orgânicas. Substâncias como o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, e a adrenalina inundam o corpo criando as condições para lutar ou fugir. Quando o cortisol é liberado regularmente, durante um período de estresse muito prolongado, ele acaba afetando todo o organismo da pessoa, como a circulação, a respiração, os batimentos cardíacos e até o sistema imunológico.

Fonte: Segredos da mente Cérebro e Estresse. Ano 2, nº 3, 2018.