Seis dicas práticas para você se alimentar de modo saudável

Na vida corrida que levamos, ter consciência de que a alimentação saudável também deve ser mais um ponto importante na família, é de suma importância. Por isso, destaco alguns pontos que devem ser observados:

1ª Organize-se

Continua após publicidade

A falta de organização nas compras e no planejamento das refeições, para almoço e janta, para cada um dos sete dias da semana, colocam a alimentação em segundo plano. Uma dica é tirar meia hora do domingo e montar um cardápio, principalmente com as opções proteína animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovos) ou vegetal leguminosas em geral (feijões, grão-de-bico, lentilha…) que demandam mais tempo de preparo.

2ª Não deixe sua alimentação monótona

Temos a tendência em comer sempre os mesmos alimentos. Assim, a alimentação vai ficando mais pobre nutricionalmente e monótona. Já pensou você a vida inteira comer mamão pela manhã? Pense na quantidade de frutas que temos disponíveis, na variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes que poderíamos estar dando ao organismo… Por isso, deixe sua alimentação variada e colorida!

3ª Prove

Continua após publicidade

Sempre falo aos meus pacientes que ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas o que custa provar um legume ou fruta nova? Procure preparar o alimento de modo diferente que facilite a aceitação. Se for uma fruta, coma fresca, assada, cozida, em tamanhos diferentes de corte, com linhaça, aveia… Todas essas combinações mudam a percepção do sabor e ajudam que a aceitação seja positiva. Ainda mais para quem tem filhos pequenos.

4ª Beba água

A água é fundamental para a vida e consequentemente bem-estar. Estar hidratado é importantíssimo para a manutenção do corpo, do funcionamento intestinal, da pressão arterial e da disposição. Beba muita água ao longo do dia!  Para se ter uma dimensão mínima desta quantidade de água a ser ingerida, muitos falam em cerca de 8 copos de água, o equivalente a 2 litros de água por dia.   Mas para uma conta mais precisa, seriam 25 ml por quilo de peso. Então, uma pessoa com 70 quilos (70 x 25 = 1750), por exemplo, deveria ingerir 1750 ml de água por dia, cerca 1,8 litro. Se quiser um gostinho na água do dia a dia corte rodelas de limão misture com folhas de hortelã e coloque numa jarra na geladeira. Cerca de 1-2 horas depois você terá uma água aromatizada deliciosa!

Continua após publicidade

5ª Fibras

Será que sua alimentação é rica em fibras alimentares? Elas estão presentes nos legumes, frutas, verduras, cereais integrais, oleaginosas (castanhas…). Ter uma boa ingestão de fibras garante intestino em dia e bom controle de glicose sanguínea e perfil lipídico (colesterol).

6ª Mastigue

A mastigação é o primeiro passo da digestão. Imagine que o alimento deva chegar ao estômago do tamanho de uma passa seca e na verdade pela falta de mastigação ela acaba chegando como uma azeitona. Olhe o trabalho a mais que o processo digestivo terá para dar conta do trabalho dele? Por isso, mastigue mais e no momento de grandes refeições – almoço e jantar – beba o mínimo possível de líquido, para poder facilitar o processo digestivo.  

6ª Pense fora da caixa, do saco

Coma mais alimentos frescos, fora da caixinha, sem ser de saquinho e pacotes em geral, coma alimentos de verdade. Na grande maioria das vezes esse tipo de produto necessita de algum aditivo ou conservante para garantir mais tempo na prateleira. Por isso, leia o rótulo e se houver algum nome ou sigla que você não faça a menor ideia do que seja, devolva o produto para o lugar e procure outra alternativa mais saudável.