Seis dicas para ser mais positivo frente à vida

Gostaria de contemplar alguns pontos importantes para nossa transformação interior.

1ª – Somos responsáveis pelas nossas próprias experiências 

Continua após publicidade

Geralmente, as pessoas culpam a vida, o destino, os outros, os acontecimentos pelas situações difíceis ou sofrimento. Ao responsabilizarem alguém ou algo pelo que lhes acontece, elas não amadurecem e se comportam como crianças espirituais.        

Precisam compreender que colhem o efeito de suas próprias experiências. Que colhem o próprio destino através de seus pensamentos, palavras e ações. 

É tão importante decidirmos o que queremos na vida como também decidir o que não queremos.  Não devemos ficar esperando que alguém melhore nossa vida. Devemos tomar a iniciativa de “acender o fogo, em vez de ficar apenas por perto, na esperança de ser aquecido”.

2ª – Cada pensamento que temos cria nosso futuro 

Continua após publicidade

Essa afirmação contém uma grande verdade. Se compreendermos que estamos plantando com nossos pensamentos atuais o nosso futuro, podemos transformar nossa vida para melhor.

Cada pensamento molda nosso destino e através dos pensamentos criamos felicidade ou infelicidade, depressão ou alegria, saúde ou doença, desânimo ou entusiasmo. Só podemos sentir o que pensamos e através da mente positiva, serena, amável, com autodomínio podemos sorrir para nosso destino.

Como diz o Yoga, o destino bate à nossa porta, quer queiramos ou não. Então por que não sorrir para nosso destino? Não existe acaso, ou má sorte, devemos acolher nosso destino, sabendo que são efeitos de nossas escolhas no passado. Não devemos nos culpar e sim aprender com os desafios e momentos de dor.

Continua após publicidade

Importante termos o autodomínio para renunciar aos pensamentos e emoções negativas que geram dor, ansiedade e medos desnecessários.

3ª – Padrões mentais de culpa, crítica, ressentimentos, não aceitação de si mesmo geram sofrimento 

Devido à cultura ocidental competitiva e perfeccionista, muitas pessoas se julgam, se criticam, se diminuem, se culpam, se cobram. Sentem-se constantemente insatisfeitas consigo mesmas, deprimidas e não se amam.  Têm baixa autoestima, e vivem nesse circulo vicioso de raiva, culpa, cobranças e depressão.

4ª – Esses padrões mentais negativos podem ser mudados 

Podemos criar boa autoestima e gostar de nós mesmos, através dos pensamentos positivos, valorizando nossas qualidades, descobrindo nossas habilidades e talentos.

Faça agora essa contemplação e descubra várias qualidades que você tem.       Continue ao longo de sua vida se autoconhecendo, se valorizando e ficará surpreso como se desconhecia e até se diminuía. Desenvolva a autoestima, reconhecendo seu próprio valor.

5ª – Importância de nos libertar do passado 

 Passado não existe mais. Somente existe em nossa mente, em nossos pensamentos e por mais que pensemos nada pode mudar o passado.

Quanto sofrimento inútil poderíamos evitar apenas mudando nossos pensamentos, apenas escolhendo pensar melhor, sem alimentar lembranças tristes ou expectativas futuras que geram dor, depressão, angústia.

Não podemos apagar nosso passado, pois foram nossas experiências, mas precisamos compreender que só sentimos o que pensamos e podemos lembrar-nos do passado sem a carga das emoções negativas e mágoas.

Se ficarmos remoendo acontecimentos ruins, palavras ásperas que alguém nos falou, vamos apenas alimentar frustrações, ressentimentos e acabar com nossa paz e alegria interior.

6ª – O ponto do poder está sempre no momento presente  

Agora, nesse momento, você tem as possibilidades de escolha. Você pode escolher o que pensar, falar e fazer. Você poder escolher mudar seus padrões mentais negativos e prejudiciais para padrões positivos que criem e gerem saúde, entusiasmo e alegria.  

Você pode mudar seu destino mudando sua atitude, mantendo uma atitude mais confiante e corajosa. “Em dias nublados, abra seu próprio sol”. Desenvolva e mantenha uma atitude positiva e sua vida será mais próspera e feliz.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!