Crio o meu filho em um ambiente tóxico?

Um ambiente familiar tóxico pode comprometer a personalidade da criança ou jovem que é submetido a essas condições. Cito como exemplos: alcoolismo, violência física e verbal entre o casal, problemas financeiros e os diversos transtornos e doenças mentais.

Sob a perspectiva psicanalítica, os filhos de casais que enfrentam os problemas citados acima são os mais vulneráveis a estas condições. Por lógica, podemos notar que a exposição ocorre durante a fase de construção da personalidade desses indivíduos, ou seja, os filhos ainda não possuem um aparelho psíquico totalmente desenvolvido. Imaginamos que a maturidade psíquica normalmente ocorra a partir dos 25 anos. Entretanto, a criança ou jovem acaba se tornando uma esponja desses conflitos que geram traumas, principalmente pela incapacidade de prover ajuda ou resolução do problema, acabam recalcando essa vontade e o trauma se torna inconsciente, mas não sem deixar feridas internas, que poderão acompanhar todo o desenvolvimento do indivíduo.

Continua após publicidade

Problema é inerente à maioria das famílias 

Pode-se dizer que é impossível hoje, que uma família não enfrente algum ou alguns dos problemas citados, mas é imprescindível estar atento sobre como essa informação chega aos filhos. As questões devem ser tratadas de forma madura; toda a forma de auxílio deve ser buscada para evitar traumas. Ou seja, os pequenos devem ser protegidos o máximo o possível. O assunto deve ser tratado de forma madura pelos pais, evitando ao máximo a transferência de responsabilidades. Diálogo é essencial com os filhos e principalmente entre o casal. Sim, o casal tem que buscar harmonia para resolver qualquer tipo de conflito, não digo para esconder, mas sim esclarecer de maneira sincera a condição tentando sempre entender que a informação deve ser passada no sentido de extrair a responsabilidade dos filhos, expondo os ajustes necessários que a família enfrentará para a questão.

Aos adultos que se identificaram expostos a estas condições durante a infância e juventude e sentem alguma dificuldade ou sofrimento agora, é importante buscar auxílio psicanalítico para acessar e expurgar esses traumas.