Até que ponto as redes sociais prejudicam as relações conjugais?

Recebo, frequentemente, no consultório demandas de relacionamentos desmoronando e falindo, ou como costumo fazer uma analogia: entrando na UTI conjugal. E as causas desse aumento pela procura terapêutica são, pasmem, o uso das redes sociais, sejam Instagram, Whats App ou qualquer outra do tipo.

Tenho uma visão mais ou menos assim: as redes sociais chegam como um vírus que se instala vagarosamente em algumas pessoas que têm mais imunidade emocional e muito rapidamente naquelas que têm pouca imunidade. Por isso, alguns casais não percebem prontamente o mal que essas redes sociais podem estar causando devido ao seu uso excessivo.

Continua após publicidade

Por que cuidar do respeito 

Uma das consequências disso tudo é que as regras preexistentes naquele relacionamento vão sendo corrompidas aos poucos, sem aviso prévio, deixando o relacionamento mais vulnerável e instável. Por conseguinte, geram-se desconfiança e crises de ciúme. Tudo isso é como uma “bola de neve” numa avalanche: se não a contivermos de modo que ela se dissolva, ela passará por cima e destruirá todos. As crises de ciúme levam a brigas infundadas e agressões constantes. Estará instalada, pois, como costumo explicar aos meus casais pacientes, uma grande “doença emocional conjugal”: a falta de respeito. O respeito é um dos conteúdos imunizadores das relações. O outro conteúdo é a admiração.

Quando conseguimos manter essa admiração e o respeito intactos na relação, sem que eles sofram um adoecimento grave, fazemos com que nossa relação esteja mais protegida e menos vulnerável e, consequentemente, mais cuidada por nós.

Não tenho a intenção de fazer nenhuma apologia contra as redes sociais. Pelo contrário, vejo pela quantidade de feedbacks que recebo de pessoas de todo o Brasil e fora dele, pessoas afirmando o quanto eu as ajudo pelas redes sociais com minhas mensagens e posts de reflexões diárias. Assim, concluímos que se tal ferramenta for usada em prol de um bem comum e com o foco de ajudar o próximo, ela se tornará um antídoto que reforçará nossa imunidade emocional. Pois é disto que as relações precisam: mais cuidado e zelo para que, assim, obtenham a imunidade emocional necessária.

Continua após publicidade

Lembrando: a imunidade requer cuidado e atenção, pois pode sofrer abalo e quedas. E as relações também são como a nossa imunidade.

Por um mundo com mais cuidado e zelo nas relações!