imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Minha autoestima está baixa ou tenho mesmo baixa autoestima?

Autoestima é um valor que atribuímos a nós mesmos, ao nosso autoconceito...

23 ago, 2019

E-mail enviado por um leitora:

“Fiz um teste para avaliar minha autoestima e o resultado apontou que ela está baixa. Isso requer um tratamento psicológico? Ou pode ser reflexo do que vivo no momento, de como me sentia na hora em que fiz o teste?”

Resposta: Precisa-se averiguar que tipo de teste você fez e se foi acompanhado por um psicólogo. Às vezes, podemos interpretar um teste sem o devido acompanhamento e nos gerar dúvida quanto à  validade dos dados/resultados.

A autoestima é um valor que atribuímos a nós mesmos, ao nosso autoconceito em relação à nossa capacidade de nos amarmos, de nos aceitarmos como pessoa, do nosso autoconhecimento e das nossas limitações também. Veja se você consegue nomear como você se sente e como você se percebe como pessoa, em relação às suas qualidades e defeitos. Há fatores e/ou circunstâncias da vida que podem ter comprometido a sua autoestima, por exemplo: traumas, um meio familiar crítico e punitivo, invalidações na vida, insegurança ao lidar com desafios, entre outros.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental e palestrante. Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Especialista em Psicologia Clínica pela USP. Certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos no Brasil. Autor do livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”, editado pela Paco Editorial. Tem mais de 13 anos de experiência profissional na área clínica. www.sintoniacognitiva.com.br Tel: 11 9 9274 4723


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psicólogo Ricardo Gonzaga responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; autoestima, autoconhecimento ou qualquer questão de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.

Existe reciprocidade no seu relacionamento amoroso?