imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Solidão pode gerar ansiedade?

A forma como lidamos e/ou interpretamos uma situação influencia na maneira como nos sentimos...

23 ago, 2019

E-mail enviado por um leitora:

“Não sei mais o que fazer... Já fui a vários médicos e dizem que não tenho nada. Sou dona de casa e quando fico sozinha, sinto-me ansiosa: meu coração dispara muito. Sinto tédio também. O que pode ser isso? O que o senhor me orienta?”

Resposta: Os médicos devem ter avaliado clinicamente a sua saúde, como aspectos fisiológicos e/ou biológicos. Se eles te informaram que você não tem nada, mas mesmo assim você se sente desta forma, há aspectos psicológicos e comportamentais que poderiam ser avaliados. Por exemplo: solidão, isolamento social, descrença diante da vida, pensamentos negativos, afeto negativo (tristeza, raiva, por exemplo.).

Exercício

Faça o seguinte exercício: anote no papel todos os pensamentos que você tem quando está sozinha. A forma como lidamos e/ou interpretamos uma situação influencia na maneira como nos sentimos e nos comportamentos diante dela.

Seria interessante você passar por uma consulta com um profissional da saúde, como um psicólogo e psiquiatra. O psicólogo fará uma avaliação funcional dos aspectos cognitivos/subjetivos da sua vida que possam estar relacionados a essa sensação de solidão e ansiedade que você sente quando está sozinha e o psiquiatra avaliará o seu aspecto fisiológico (taquicardia, por exemplo) e emocional (ansiedade, por exemplo.) relacionado ao seu quadro clínico atual.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental e palestrante. Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Especialista em Psicologia Clínica pela USP. Certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos no Brasil. Autor do livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”, editado pela Paco Editorial. Tem mais de 13 anos de experiência profissional na área clínica. www.sintoniacognitiva.com.br Tel: 11 9 9274 4723


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psicólogo Ricardo Gonzaga responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; autoestima, autoconhecimento ou qualquer questão de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.

Existe reciprocidade no seu relacionamento amoroso?