Solidão pode gerar ansiedade?

E-mail enviado por um leitora:

“Não sei mais o que fazer… Já fui a vários médicos e dizem que não tenho nada. Sou dona de casa e quando fico sozinha, sinto-me ansiosa: meu coração dispara muito. Sinto tédio também. O que pode ser isso? O que o senhor me orienta?”

Continua após publicidade

Resposta: Os médicos devem ter avaliado clinicamente a sua saúde, como aspectos fisiológicos e/ou biológicos. Se eles te informaram que você não tem nada, mas mesmo assim você se sente desta forma, há aspectos psicológicos e comportamentais que poderiam ser avaliados. Por exemplo: solidão, isolamento social, descrença diante da vida, pensamentos negativos, afeto negativo (tristeza, raiva, por exemplo.).

Exercício

Faça o seguinte exercício: anote no papel todos os pensamentos que você tem quando está sozinha. A forma como lidamos e/ou interpretamos uma situação influencia na maneira como nos sentimos e nos comportamentos diante dela.

Seria interessante você passar por uma consulta com um profissional da saúde, como um psicólogo e psiquiatra. O psicólogo fará uma avaliação funcional dos aspectos cognitivos/subjetivos da sua vida que possam estar relacionados a essa sensação de solidão e ansiedade que você sente quando está sozinha e o psiquiatra avaliará o seu aspecto fisiológico (taquicardia, por exemplo) e emocional (ansiedade, por exemplo.) relacionado ao seu quadro clínico atual.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.