A caminho da Lua Nova em Virgem

As fases do ciclo lunar, cada uma com seu ritmo e características, nos sugerem como usufruir em ressonância com suas qualidades – e as qualidades de cada tempo. Acompanhando estes ritmos, podemos gerar um melhor aproveitamento de nossas tarefas, do nosso dia a dia.

A semana começou com a Lua na fase minguante, já balsâmica (315°) a partir de 2ª feira à noite. A fase balsâmica é a última do ciclo lunar, fechando cada ciclo. Nesta fase há a presença de uma atmosfera de desprendimento, um “deixar ir embora”, “largar”, finalizar. Assim, na prática, é uma fase favorável para fazer limpezas, arrumações e diminuir o número de coisas, abrindo caminho para as novidades. É também um bom momento para introspecção, reflexão e atitudes que levam ao relaxamento. Não devemos iniciar nada neste que é um momento de finalizações. Isto vai até o dia 29/08.

Continua após publicidade

A partir da Lua Nova podemos então dar a partida em novas iniciativas, fazer a ignição para gerar novos começos. A próxima Lua Nova será no dia 30/08 (07:38 hs) no grau 06°47’ do signo de Virgem, iniciando um novo ciclo lunar.

A Lua Nova em Virgem, signo de Terra, é favorecida pela atual configuração celeste com os planetas Urano e Saturno posicionados respectivamente em Touro e Capricórnio, fechando um triângulo no elemento Terra, que é uma figura fluente, favorecendo todo este ciclo e suas iniciativas. Na verdade, temos um stellium no signo de Virgem, com cinco planetas presentes – Mercúrio, Sol e Lua, Marte e Vênus, tornando este signo mais presente e muito vibrante.



Virgem favorece atitudes práticas e úteis, um comportamento pragmático visando intervenção eficaz, que promova ajuda e resolução das coisas objetivamente, trabalhando em nível do que é real, possível, sem desperdício, com o que há de disponível concretamente. Porém, buscando algo bem feito, com paciência, dedicação e eficácia. Investe-se também no aperfeiçoamento, e tudo isto estará disposto durante todo este ciclo lunar. O aspecto que destoa da configuração é o já tão conhecido Júpiter em tensão com Netuno, de tantas confusões, enganos e cortinas de fumaça. Este aspecto fica exato em 21/09 e estará atuante durante este ciclo lunar em Virgem. Mesmo assim, um sextil entre Saturno e Netuno poderá contribuir para alguma alternativa mais segura se – e somente se – algo for posto em prática neste sentido. Não vai cair do céu, será preciso buscar isso: separar o joio do trigo, o que promete e traz do que é pura enganação. E o signo de Virgem, por sua qualidade detalhista e de discriminação, pode contribuir muito com isto.

O ciclo lunar em Virgem começa no dia 30/08 e vai até 28/09. Vale a pena investir alguma coisa neste ciclo pois tende a gerar bons frutos.        

Continua após publicidade