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Saúde e Bem-estar

Alimentação

Como saber pelo rótulo se um alimento contém muito açúcar?

A ordem em que os ingredientes aparecem nos rótulos sempre começa com os itens de maior quantidade indo para os de menor quantidade

29 ago, 2019

Parece uma pergunta simples, mas a resposta é um pouco mais complicada do que parece...

Falo isso porque “açúcar” é só um dos nomes que podem aparecer nas letras pequenas da lista de ingredientes do seu biscoito, doce ou até mesmo a famosa granola, que faz parte da classe “saudável” de produtos.

Bom, desvendando o mistério, o açúcar pode ser: açúcar branco/refinado, açúcar bruto, açúcar de confeiteiro, açúcar cristal, açúcar invertido, açúcar mascavo, dextrose, frutose, glicose, glucose de milho, maltodextrina, mel, melaço/melado, sacarose, xarope de malte, Xarope de milho...

Nessa mistura de nomes quem se beneficia é a indústria que encontra em cada tipo de açúcar uma maneira de aumentar a validade do produto, o chamado tempo de prateleira ou deixar o resultado final com consistência mais cremosa e estável, sem o aparecimento de *grumos, dentre outros benefícios.

Ingredientes da granola

Então cabe ao consumidor ficar atento ao produto que compra na gôndola do supermercado. Pegando como exemplo a lista de ingredientes da granola, por exemplo, pode se esconder no mínimo dois tipos de “açúcares” como o açúcar mascavo e mel ou melado. Mas não quero dizer que a granola é um produto ruim. Só fique atento a marcas que trazem o açúcar a partir do terceiro ingrediente da lista. Isso mostra que o produto tem mais cereais e menos açúcar. Quanto mais longe o açúcar tiver da primeira posição da lista, melhor!

Regra de rotulagem

A ordem em que os ingredientes aparecem nos rótulos sempre começa com os itens de maior quantidade indo para os de menor quantidade. E com relação ao número da posição em que aparece no rótulo,  considero mais saudável quando o açúcar aparece em terceiro lugar. Geralmente o produto será bem doce quando o açúcar estiver na primeira ou segunda posição.

Sua saúde representada por seus níveis de glicose e trigicerídeos, agradece a simples atitude de ler a lista de ingredientes e garantir produtos com menos açúcar! Fique atento!

*Pequena porção de matéria (ou pasta) cujas partículas estão aglomeradas; grânulo; grão


Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ.
www.gabrielamaianutricionista.com.br

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