imagem de capa

Equilibre-se

Ser Integral

Há uma forma simples de preservar a saúde?

O que a pessoa saudável busca para o seu existir?

Saber priorizar é uma forma de preservar saúde. A criação de rotinas vitaliza o corpo físico, pois o prepara com antecedência no que diz respeito às suas secreções enzimáticas e hormonais. Pessoas desorganizadas em suas vidas também tendem a algum grau de desordem em seu bem-estar físico.

Quando me organizo, meu olhar se torna claro, o que preciso de fato fica evidente e, como consequência, não perco tempo e energia com o que não é essencial. Existem vários clichês que podem auxiliar, apenas como referências para melhor organização. Vão aí alguns:

  • Quais são meus planos para a vida no curto prazo, no médio prazo e no longo prazo?
  • Qual é minha missão de vida, qual é minha visão a respeito da vida e quais são meus valores em relação à vida?
  • Qual a minha compreensão quanto às diferenças fundamentais entre: necessidade, desejo e vontade? O que entendo por sobriedade?
  • No curto prazo, o que preciso fazer com gravidade e imediatez, o que preciso fazer com urgência e o que posso fazer com mais tardar?
  • Vivo para comer ou como para viver?

Em acréscimo é importante que constantemente sejam feitas as três perguntas fundamentais expostas no final do texto. Não se preocupar em respondê-las faz parte do princípio saúde, pois a pessoa saudável está em mudança constante. A pessoa saudável não busca certezas, senão participar e se disponibilizar ao fluxo da vida. A pessoa saudável não busca zonas de conforto e não espera o momento da aposentadoria para fazer o que seu coração pede. Para a pessoa saudável a pergunta está grávida de vida e toda resposta é a morte das outras possibilidades. Os seres em agonia precisam de certezas, os seres plenos de saúde pensam abertos a todas as possibilidades, e se optam por alguma, é apenas pelo tempo suficiente de se tornarem maior que ela.

Quais são as perguntas fundamentais?

Quem Eu sou, de onde vim e para onde devo ir?

Boa viagem a todos!


Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com

Existe reciprocidade no seu relacionamento amoroso?