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Saúde e Bem-estar

Atividade Física

Quem está acima do peso deve iniciar com qual atividade física?

Uma avaliação física prévia é necessária para detectar necessidades especiais em relação à saúde

06 set, 2019

Resposta: Para as pessoas que estão acima do peso, o ideal é iniciar com atividades de *baixo impacto. Isso porque o sobrepeso exige demasiado das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos.

O primeiro passo é ter como objetivo fortalecer a musculatura com exercícios resistidos com peso. Ao contrário do que muitos imaginam, os **exercícios resistidos podem tornar a função metabólica acelerada durante o treino e aumentar o gasto energético no repouso. A melhor forma de ter este resultado é fazer ***sequências de exercício em forma de circuito.

A associação de caminhadas é interessante do ponto de vista cardiorrespiratório, visto que melhora o fôlego e torna o corpo mais leve para realizar as atividades do dia a dia.
É importante ressaltar que toda prática de atividade física é uma forma de estressar o organismo. Por isso, uma avaliação física prévia é necessária para detectar necessidades especiais em relação à saúde. Portanto, buscar a orientação de um profissional do movimento é importante.

* Exercícios de baixo impacto são aqueles que excluem atividades de salto como correr, jump, aeróbicas, zumba... Exemplos de atividades de baixo impacto: musculação, treinamento funcional, Pilates, ginástica localizada, pedalar, hidroginástica.

** Exercícios resistidos são atividades que solicitam a produção de força. Exemplos: musculação, treinamento funcional, ginástica localizada, Pilates.

*** Sequências de exercício em forma de circuito: é a prática de uma sequência de pelo menos 4 movimentos sem intervalo. Ex: agachamento, apoio, abdominal e salto.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Raquel Macedo Couto é profissional de Educação Física formada na Ulbra - Universidade Luterana do Brasil. É personal trainer especialista em fisiologia do exercício e prescrição; biomecânica e fisiologia avançada. Treinadora Core 360, ex-bailarina de Belly dance e fitness. Meus estudos foram aplicados à prevenção de lesão e tratamento da dor pelos exercícios físicos. Minha meta é promover exercício físico de qualidade e seguro, direcionado aos objetivos e necessidades específicos das mais diversas populações: do sedentário ao atleta, inovando e tornando o treinamento eficiente e atrativo. Atualmente proprietária do Ct Trikle em Porto Alegre.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A profissional de Educação Física Raquel Couto responderá perguntas relacionadas à prática de atividade física. Ela dará orientações sobre como promover um exercício físico de qualidade e seguro, direcionado aos seus objetivos e como ajudá-lo a tornar seu treinamento eficiente e atrativo. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.

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