‘Puxa Conversa Filosofia’: 100 perguntas para pensar e dialogar

O “Puxa Conversa” é um produto interativo muito bem elaborado e divertido, do qual falarei hoje neste texto. Trata-se de uma caixinha de temáticas diferentes (cinema, filosofia, amor, sexo etc) na qual há inúmeras cartas que contém perguntas ou frases acompanhadas de perguntas. A ideia é que sejam lidas e/ou discutidas entre duas ou mais pessoas.



São mais de 100 cartas que abordam menções de vários filósofos

Continua após publicidade

Dentre os vários temas já lançados e que se encontram disponíveis no mercado, eu, é claro, tenho uma enorme preferência pelo de Filosofia, e hoje gostaria de recomendá-lo aos leitores do site. São mais de 100 cartas que abordam menções de vários filósofos, desde os pensadores do período clássico da Grécia Antiga (Sócrates, Platão e Aristóteles), até os maiores nomes da Filosofia Contemporânea. Os conteúdos citados nas cartas são, portanto, bem variados entre si, mas todos eles carregam potencial para despertar profundas reflexões e indagações, que nos ajudam a desconstruir e rever certos conhecimentos prévios, e a exercitar o pensamento crítico.

É preciso citar, no entanto, que algumas frases que contam em determinadas cartas possuem certa complexidade por estarem intimamente ligadas a algumas correntes de pensamento. Ou seja, de certa forma, para realmente compreender algumas delas, é importante ter conhecimento prévio e básico de Filosofia. Mas é claro: há outras cartas – talvez a maioria – que podem ser perfeitamente lidas, entendidas e discutidas por qualquer leitor, sem grande dificuldade.

Esse jogo é capaz de proporcionar um contato lúdico e instigante com a Filosofia, além de, em muitas ocasiões, despertar nos usuários o desejo de estabelecer um contato mais direto e profundo com o pensamento de determinados filósofos. Que tal experimentar? Que tal jogar com seu namorado (a), ou então, reunir a família ou os amigos?