Se não emagreço é por que estou ganhando massa muscular?

E-mail enviado por um leitor:

“Faço musculação três vezes por semana e piro com essa história de ganho de massa muscular. Se não emagreço é por que estou ganhando massa muscular?”

Continua após publicidade

Resposta: A musculação é uma modalidade de exercício físico com objetivo de ganho de resistência, força e potência musculares. A resistência muscular não causa hipertrofia muscular (aumento do diâmetro), mas a força e potência sim.

A musculação em si NÃO EMAGRECE. O que leva uma pessoa a emagrecer é ingerir menos calorias e gastar mais calorias. Emagrecer me remete à ideia de mudança de composição corporal, ou seja, diminuir o percentual de gordura corporal.

Agora, o ganho de massa muscular está relacionado diretamente a vários fatores: intensidade da carga, repetição do exercício, frequência na realização do exercício, seu biotipo ou somatotipia (perfil e formato do corpo) e principalmente sua alimentação.

Além do mais, quando você aumenta a massa muscular, pode sim aumentar de peso, a balança não abaixa, pois o músculo hipertrofiado agrega aminoácidos e água. A gordura é mais leve quando comparada ao músculo.

Continua após publicidade

Para resumir, se seu objetivo é perda de peso com a musculação, você deve se ater à sua alimentação adequada, tanto em calorias como na qualidade dos alimentos. Converse com uma nutricionista.

Além disso, associe uma atividade cardiovascular para ativar a circulação sanguínea, gastar a gordura como fonte energética, bem como, verifique os demais fatores da musculação para o ganho de massa muscular.

Bons treinos!

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.