A Sagrada Família

Em 2017 tive a oportunidade de conhecer Barcelona. Havia um chamado de alma para ver de perto as obras do arquiteto Antoni Gaudí. Há tempos decidi que queria “sentir” o mundo, e vê-lo com meus próprios olhos. Está sendo um mergulho surpreendente…

O que chamou atenção, num primeiro momento, foi o nome da Igreja mais famosa de Barcelona: a Sagrada Família. Acostumada a ver igrejas dedicadas aos Santos, fiquei emocionada em ver uma Igreja que valoriza a família como bem maior.

Continua após publicidade

Fiquei pensando também na humanização deste simbolismo. Às vezes esquecemos que Jesus Cristo, Buda, e todos os deuses e semideuses da mitologia do Oriente e Ocidente sempre foram fruto da união entre dois seres que formam um terceiro, um filho sagrado. E Gaudí nos lembra disso. Ele humaniza o sagrado em nós, ele nos conscientiza e valoriza a natureza que nos cerca o tempo todo.

Adentrar na Sagrada Família de Gaudí é ainda mais fascinante… há um contraste de cores que nos conecta à luz que habita em todo ser humano, que nos conecta às partes mais sagradas em nós mesmos. Gaudí valoriza as formas orgânicas da natureza, as cores das estações do ano, das flores, do sol, da vida… da árvore da vida que dá sentido à nossa existência.

Descobrimos assim, que nosso lar é maior do que nossa casa. Há um universo simbólico que traz à consciência uma estrutura mais ampla conectada à natureza da vida. Fomos presenteados com essa família, esse lar, essa cidade, esse país, esse planeta, esse universo. E se cuidarmos desta Sagrada Família com amor, conseguiremos cuidar e transmitir essa consciência às gerações futuras.

A palavra arquitetura tem origem em arché, a mesma origem da palavra arquétipo, e tectum que significa pedra. Imaginar que há um princípio primordial que inspira arquitetos como Gaudí nos mostra essa integração com nosso todo existencial. É a arquitetura da vida dialogando conosco o tempo todo.

Continua após publicidade

Pare e tente olhar à sua volta… valorize o sorriso do seu filho, o sol que ilumina sua casa, o pulsar do coração que está dentro do seu peito… a vida pode ser mais simples do que imaginamos, e no fundo, você sabe disso.