Como estimular filha de 14 anos para ela estudar?

E-mail enviado por uma leitora:

“Onde posso encontrar ajuda para estimular minha filha de 14 anos, a gostar de estudar. Ela não gosta, não adianta conversar, negociar, ela não tem vontade. Não visualiza a necessidade de estudar. Até fica agressiva quando tento conversar. Ela gosta de ir à escola, mas lá não produz, não tem problemas de comportamento, mas não tem interesse. Há também alguma literatura que possa me ajudar?”

Continua após publicidade

Resposta: Talvez a sua filha não esteja estimulada por estar mais adiantada que a classe dela, por ter algum talento que não está sendo aproveitado e por isso sente-se desmotivada, ou pode ser o contrário, que não esteja conseguindo acompanhar a classe. Tente conversar com a professora ou coordenadora dela para entender exatamente o que está acontecendo; se houve queda nas notas. Enquanto isso, você pode levar a sua filha a bibliotecas ou livrarias. Ela deve ficar agressiva porque deve estar ouvindo muito sobre estudar.

Ao invés de brigar com a filha por conta da escola, procure criar um vínculo com ela. Veja quais são os interesses dela: esportes, leitura, ir a exposições, ir ao cinema, andar de bicicleta etc. O que eu quero dizer é que será mais fácil de trazer sua filha de volta até a escola, se você estiver fazendo uma atividade descontraída com ela.

Algumas vezes nos esquecemos de simplesmente estar com os filhos, ao invés de ficar sendo pais o tempo todo. Os pais ficam ansiosos, e principalmente com adolescentes, acabam brigando muito. Qualquer coisa pode ser um pretexto para brigas: namorado, estudos, trabalho, vestibular.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade