Ervas e especiarias têm ação antioxidante

Muita gente já ouviu falar em manjericão, tomilho, alecrim, manjerona, sálvia, curry, páprica… Mas infelizmente não utilizam nas preparações do dia a dia. O mais conhecido é o famoso orégano da pizza, mas que pode ser polvilhado também em legumes, no arroz, frango, molho de tomate e até no feijão.

Saber como utilizar ervas e especiarias ajuda no sabor da receita diminuindo a quantidade de sal adicionada, dispensando os cubinhos artificiais cheios de sódio e gorduras, mas acima de tudo acrescentam saúde ao organismo com custo baixo.

Continua após publicidade

Uma pequena pitada desses temperos traz em sua composição diversos antioxidantes que fazem frente à defesa contra doenças em nosso organismo. Segundo, DEL RÉ, P.V.; JORGE, N; 2012, a atividade antioxidante das especiarias está relacionada, principalmente, com a presença de compostos fenólicos. Compostos como os flavonoides e terpenoides (como timol, carvacrol e eugenol presentes no tomilho) que também apresentam atividade antioxidante com inibição moderada de oxidação da LDL (20-27%), o que ajuda a prevenir o quadro de aterosclerose.

Utilize os temperos na forma desidratada 

Uma dica para aproveitar melhor as propriedades benéficas dos temperos, é utilizá-los de forma desidratada com temperaturas até 180 graus. Os desidratados são aqueles temperos vendidos em saquinhos lacrados no supermercado – o que diminui a contaminação por fungo.  A versão fresca, não desidratada, também é excelente, mas adicione ao final para que não queime e perca a maioria dos compostos. Entres os frescos cito as folhas de manjericão e de tomilho.

Comece colocando pequenas quantidades para dosar o seu paladar e ter certeza que o tempero não vai “roubar” a cena da sua preparação. Como disse anteriormente, os legumes são uma ótima alternativa. Pique berinjela, abobrinha, tomate, cebola… regue com um bom fio de azeite e polvilhe orégano e alecrim por cima. Leve ao forno por 15-20 minutos e se delicie, primeiro com o cheiro que toma conta da cozinha e depois com o sabor incrível. Bom apetite!

Continua após publicidade

Quanto consumir de especiarias para obter os efeitos antioxidantes?  

Não há tem como precisar… A ideia é que se inclua na alimentação como mais um fator de defesa antioxidante somado aos outros contidos em frutas, legumes, verduras.