Como preparar a sua pele antes do make?

Já falei bastante sobre as diferenças de pele da mulher brasileira e nossas colegas norte-americanas e europeias devido à mistura das raças que forma nosso povo e também pelas condições climáticas e ambientais: nossa pele é mais oleosa, frequentemente pigmentada pela exposição solar continuada e com grande tendência para a formação de cravos, espinhas e sinais precoces de envelhecimento.

Quanto abordamos o tema ”maquiagem”, a verdade é que somos bem mais fãs da naturalidade na aparência final desejada para o rosto. Produtos e texturas devem mesmo ser bem leves, fáceis de espalhar e com excelente absorção.

Continua após publicidade

O passo-a-passo para a maquiagem do dia a dia

Hoje a preparação da pele começa com uma limpeza adequada, seguida de um novo produto que entrou de vez na vida das brasileiras: *o primer! Formulado com ingredientes hidratantes e capazes de homogeneizar as imperfeições da pele sem pesar, os primers são importantes para otimizar o resultado dos produtos que irão depois.

Na lipídica pele da mulher brasileira a melhor escolha a seguir são bases líquidas de efeito semimate, que espalham bem e doam um toque seco-sedoso. Além de homogeneizar a textura e tonalidade da pele, também hidratam e protegem a pele da radiação solar. Muitas mulheres param a maquiagem diária da pele nesta etapa e vão diretamente para olhos e boca. Mas para as que gostam de uma aparência mais aveludada, os pós-faciais ajudam a remover alguma eventual oleosidade ainda persistente na pele.

Área dos olhos 

Continua após publicidade

A área dos olhos é formada por uma pele muito delicada, com poucas glândulas sebáceas e sudoríparas e precisa de respeito à sua fisiologia única. Primers formulados especificamente para esta região, denominados “eye primers”, contém substâncias que mantém a firmeza e elasticidade, além dos ingredientes que preenchem linhas e sulcos naturalmente, proporcionando muito mais vitalidade para esta pele.

As novas máscaras para cílios evoluíram muito e aliaram qualidades muito interessantes as já conhecidas de coloração e hidratação: também promovem o crescimento sadio e a redensificação destes pelos tão importantes para proteger os olhos.

Lábios 

Continua após publicidade

Finalmente os lábios foram presenteados com uma nova geração de fórmulas para batons, onde os batons em pó trouxeram leveza e resultado perfeito de cor.

Então mãos à obra! Vamos conhecer essas novidades

*O primer é um creme que deve ser aplicado antes de qualquer maquiagem. Sua função é retirar a oleosidade da pele, prolongar o tempo da maquiagem e amenizar as linhas de expressão.