Como me manter calma na minha primeira vez?

E-mail enviado por uma leitora:

“Pretendo ter minha primeira relação sexual com o meu namorado. Minha mãe não sabe que irei ter. Fui na ginecologista e ela não me passou nenhum método contraceptivo, só a camisinha. Tenho muito medo em ter a minha primeira relação. Como posso ter minha primeira relação ficando calma?”

Continua após publicidade

Resposta: A primeira relação sexual é uma experiência muito importante, que costuma ser ainda mais especial para as mulheres; uma vez que acontece uma mudança física com a penetração: o rompimento do hímen. Embora o tema “primeira vez” possa misturar desejo com dúvidas e inseguranças, vale pensar no sexo como uma coisa natural, boa e saudável.

Momento único  

Por ser um momento único, a entrega sexual deve incluir clima e ambiente favoráveis ao estímulo sexual, sem precipitações, para favorecer o estado de relaxamento e permitir a excitação, importante para a lubrificação vaginal. Também envolve buscar as melhores maneiras de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez, em consulta com especialista da área da ginecologia, como você já fez.

Talvez falte a você compreender a indicação da especialista para o uso apenas da camisinha. Conciliar a camisinha (especialmente para a prevenção de ISTs) e um método contraceptivo para prevenir uma gravidez não planejada costuma ser infalível. Assim, buscar a compreensão da indicação feita pela especialista no seu caso pode ser útil para o seu bem-estar e segurança antes de ter a sua primeira relação sexual.

Continua após publicidade

Primeira vez: não há nada de errado nisso  


Também vale a pena você tentar uma conversa aberta com a sua mãe, se isso for possível, para que você possa evitar a sensação de “estar fazendo coisa errada”, já que não tem nada de errado nisso. O erro está na falta de responsabilidade em não se proteger, somente. Finalizando, a iniciação sexual envolve algo novo, e pode até acontecer de forma meio atrapalhada, mas com aprendizado constante e confiança, o sexo tende a ficar cada vez melhor.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.