O poder da palavra: o que ela pode fazer com você e a sua vida

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” (João 1:1).

Tudo começa com a palavra – pensada, falada ou escrita. Com ela, o ser humano constrói realidades internas e externas. Com ela se faz a opção que pode conduzir da abundância à ruína, da felicidade à depressão, da saúde à enfermidade.

Continua após publicidade

Mantras interferem em nossas decisões

Em toda escolha de vida os “mantras”, mensagens de caráter repetitivo, recebidas e emitidas, interferem muito em nossas decisões. De origem sânscrita, a palavra mantra possui dois significados:

1) palavra ou som repetido para ajudar a concentração na meditação,

2) declaração ou slogan repetido com frequência (Dicionário Oxford, 2016).

Continua após publicidade

O uso da palavra “mantra” com o significado de declaração ou palavra de ordem é frequente entre jornalistas, professores de economia e autoridades. São sons, ladainhas e orações, como OM, AUM e o Pai-Nosso – ao profano dos decretos, slogans e afirmações presentes na estrutura familiar, cultural, cotidiana e, principalmente nos meios de comunicação, os maiores difusores de mensagens liminares e subliminares.

O fato de 95% dos brasileiros passarem mais de quatro horas por dia em frente à televisão, e o uso neurótico das redes sociais fazem pensar o poder destes recursos sobre a configuração social. Os mantras predominantes nesse universo possuem teor negativo, ligados a temas como violência, corrupção, desarmonia familiar, traição e sexo doentio.

Essa exposição aliada à falta de sentido existencial, provoca reações em nosso cérebro, incentiva e “legaliza” comportamentos, dessensibiliza para a realidade e torna o pensar e agir compulsivos. Como atraímos tudo por ressonância interna, acabamos sempre atraindo mais do mesmo.

Continua após publicidade

 Podemos fechar os olhos e escolher não olhar para algo, mas nossos ouvidos permanecem abertos e sensíveis durante toda a vida, mesmo durante o sono. Você conhece pessoas com televisão no dormitório e que adormecem com o aparelho ligado? Você passa horas do dia acessando programas, leituras e conversas que ao final não lhe acrescentam nada? Considera importante seu tempo de vida? Qual é seu mantra principal?