Fico irritada e impaciente com tudo!

E-mail enviado por uma leitora:

“Fico irritada e impaciente com tudo: como por exemplo: esperar o elevador, a caixa do supermercado ser lenta ou ficar minutos em uma fila. Quais são as possíveis causas disso e como lidar?”

Continua após publicidade

Resposta: Sintomas como irritação e impaciência podem estar relacionados a inúmeros quadros clínicos (transtornos de ansiedade, depressão, Burnout – esgotamento mental, entre outros.). Você relatou acima que algumas situações acabam sendo desencadeadoras/gatilhos ou potencializadoras dos sintomas que você tem. É importante questionar-se se isso acontece sempre nessas situações ou em outras áreas da sua vida (afetiva, trabalho, social etc).

Observe a frequência nas últimas semanas por exemplo, a intensidade (o grau de intensidade) e duração (por quanto tempo dura) desses sintomas. Isso ajudará você a fazer um monitoramento geral, se caso você for buscar ajuda médica e psicológica.

Respeite seus limites

É importante você diminuir estressores na sua vida, que possam estar potencializando ou mantendo esse quadro de irritabilidade e impaciência, incluindo nesse cronograma diário, por exemplo, atividades prazerosas e gratificantes, fazer uma avaliação clínica e nutricional – para ver se há algum déficit hormonal e nutricional – e praticar relaxamento.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.