Por que ação e atividade têm naturezas opostas

A maioria de nós aprendeu que ação e atividade são sinônimos. Mas isto não é verdadeiro. Elas possuem duas naturezas completamente opostas. Agir sempre que uma circunstância da vida exigir, é uma resposta ao momento.

Atividade, ao contrário, é determinada por uma imposição da sociedade que nos fez acreditar que, se não agirmos o tempo todo, nada conquistaremos na vida.

Continua após publicidade

Esta necessidade de estar sempre em movimento também é, em muitos casos, uma fuga do contato com o mundo interior.

Os viciados em trabalho precisam estar permanentemente ocupados, pois suas mentes jamais descansam, e não lhes permite relaxar e desfrutar do silêncio.

Eles são dominados pela ideia de que relaxamento é preguiça e o mundo rechaça quem se entrega a ela.

A ação, por seu lado, é o resultado de uma mente silenciosa. Por essa razão, ela não visa nenhuma vantagem especial, mas é simplesmente uma resposta a uma dada situação.

Continua após publicidade

Quanto mais cansada a pessoa se encontrar, pelo excesso de atividade, mais difícil será para ela entregar-se ao relaxamento, que não é apenas da mente, mas de todo o corpo, do ser total.

A energia da vida só se mantém em plenitude, quando você permite que ela flua de modo natural, sem qualquer angústia ou ansiedade. São estas emoções que promovem o bloqueio da energia vital e geram as doenças físicas.

Não existe formula mágica para relaxar. A menos que você esteja disposto a entrar em contato com seu mundo interior, isto será impossível. É necessária apenas a compreensão de como se dá esse processo.

Continua após publicidade

Se você for capaz de entender que, uma vez entregue e relaxado, mais em harmonia com a existência viverá, e mais satisfação e alegria irá alcançar, terá descoberto, finalmente, o segredo da paz interior.