O brasileiro tem dificuldade de dizer ‘não sei’

por Roberto Shinyashiki

Muita gente diz que quer aprender, mas se recusa a aceitar a orientação de quem é mais experiente. Dizer "não sei" é difícil, e esse é um dos grandes problemas dos brasileiros.

Continua após publicidade

O brasileiro tem uma dificuldade imensa em admitir que não sabe algo.

Algumas pessoas me perguntam por que não conseguem se concentrar nos estudos. Digo que muita gente pensa que já sabe tudo. Por isso, quando pensa em estudar, não encontra motivação. Por pura falta de humildade.

Reconhecer que não sabemos algo é talvez o passo mais importante para crescer. Se você não sabe algo, mas assume ares de expert no assunto, só vai continuar na sua santa ignorância – que, aliás, de santa não tem nada.

Há basicamente duas maneiras de aprender: a primeira é descobrir tudo sozinho e arcar com todas as consequências e custos. Existem coisas que a gente só aprende assim. É por isso que os mestres do Oriente dizem que há coisas que você tem de aprender, mas ninguém pode lhe ensinar – como amar o próximo ou valorizar a vida.

Continua após publicidade

A segunda maneira é pedir ajuda a alguém que já sabe o que você quer aprender. Então, novas possibilidades se abrirão. Todavia, para utilizar esse caminho, precisamos saber pedir.

É preciso pedir com clareza, porque ninguém é obrigado a adivinhar nossas dúvidas e descobrir o que queremos. Também é preciso ter humildade para se colocar na posição de aprendiz e ser sábio ao escolher os orientadores mais adequados.

É fundamental não repetir os erros que muita gente já cometeu. Não desperdice esforços com pseudossoluções que já se mostraram ineficazes. Não gaste seu tempo reinventando a roda. Se for para cometer erros, pelo menos cometa erros diferentes.

Continua após publicidade

Se você encontrar alguém disposto a lhe ensinar algo, aproveite – e procure recompensá-lo. O tempo das pessoas é importante e precioso e alguém gastar seu tempo com você é algo muito especial.

Então, não desperdice o tempo de ambos querendo ensinar seu professor, nem tentando cativá-lo pela simpatia. Ele não está lá para ser simpático ou bonzinho, mas para ajudar você a aprender o que ele sabe.

Confúcio dizia que o mar recebe a homenagem de todos os rios porque se coloca em um nível abaixo deles. Essa deve ser a posição de quem está interessado em aprender.