Depressão e imunidade em época de coronavírus

Até que ponto o isolamento social trará benefícios contra o coronavírus?

Não sabemos ao certo. Mas uma questão importante surgiu nestes dias de “confinamento”: A depressão pode afetar o sistema imunológico a ponto de a pessoa ficar mais vulnerável fisicamente neste período de incertezas? A resposta é sim.

Continua após publicidade

Lynanne McGuire, do departamento de Psicologia da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, realizou estudos relacionando a depressão em idosos e o sistema imunológico. Foi comprovado que os idosos com diagnóstico de depressão produziam menos glóbulos brancos, afetando assim sua imunidade.

Com base nesses dados podemos imaginar o quanto o isolamento social pode nos levar à depressão. Principalmente os idosos que foram obrigados a se afastar dos seus netos, dos seus filhos, dos seus amigos, de suas atividades físicas, dos encontros familiares, e até mesmo do seu ambiente de trabalho. E assim, atitudes que inicialmente foram pensadas como benéficas aos idosos podem causar danos maiores em termos psiconeuroimunológicos.

É uma questão difícil de ser analisada. Mas creio que seja importante criar um alerta sobre a depressão neste momento de isolamento social. Pode ser uma bola de neve. Pois se trata de um vírus que obriga a nos distanciarmos de pessoas queridas, sem abraços, sem toque. A vida se torna cada dia mais virtual. E os meios de comunicação nem sempre são confiáveis, e às vezes nos deixam ainda mais depressivos.

Portanto, fique atendo aos sintomas depressivos. Tenha consciência que a depressão pode afetar seu sistema imunológico. E de qualquer forma, tente ficar bem consigo mesmo, independente das notícias e do isolamento, essa pode ser uma boa oportunidade para refletir sobre a nossa própria existência.

Continua após publicidade

Ficar bem em nossa própria casa simbólica e real, cuidar dela, é o chamado deste momento para todas as pessoas do mundo. Cuide da família e de si mesmo. Cuidem-se, e reflitam: que recado a vida quer nos dar? Que sentido tem esse momento existencial? Tente encontrar as respostas dentro de si. A sua reposta. Ainda há muita vida nesses momentos de dor. Então vamos aprender a lidar com ela.

McGuire, L., Kiecolt-Glaser, J., Glaser, R. (2002). Depressive Symptoms and Lymphocyte Proliferation in Older Adults. Journal of Abnormal Psychology Copyright: American Psychological Association, Vol. 111, No. 1, 192–197.