Como parar de usar o Potenay?

E-mail enviado por um leitor: 

“Uso Potenay há quatro anos e sinto que não consigo parar mais de usar. Estou dependente disso. O que devo fazer?”                                            

Continua após publicidade

Resposta: O Potenay é um produto de uso principalmente na clínica veterinária. Contém vitaminas do complexo B, alguns sais minerais e a substância mefentermina.

Infelizmente, esse produto tem sido utilizado também por humanos, especialmente entre aqueles que esperam um melhor desempenho e aparência física.

Uma busca rápida na Internet revela vários sites de discussão entre praticantes de atividades físicas sobre o uso desse produto. E é importante notar aqui que a substância mefentermina é catalogada entre as drogas proibidas em competições esportivas pela Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency – WADA).

Potenay e síndrome de dependência

Continua após publicidade

Ocorre que a substância mefentermina pode determinar abuso e síndrome de dependência. Existem casos relatados na literatura sobre a síndrome de dependência causada por mefentermina; tais quadros podem ser intensificados quando o indivíduo também faz uso de outras substâncias concomitantemente, tais como esteroides anabolizantes e álcool.

Estruturalmente semelhante à meta-anfetamina, a mefentermina é uma droga estimulante do sistema nervoso central e tem sido proibida em alguns países. Existem relatos de casos de abuso dessa droga, alguns reportando sintomas de psicose (alucinação e delírios) induzida, e sintomas de hipertensão, arritmias cardíacas e morte súbita. A mefentermina atua no cérebro provocando liberação excessiva de certos neurotransmissores que provocam agitação e desorganização comportamental.

Nas últimas duas décadas, relatos de casos de indivíduos que desenvolveram síndrome de dependência a esta substância estão aumentando. Todavia, a extensão real do problema ainda não está esclarecida, ou seja, dados de prevalência e de incidência. Dentre os casos registrados nos gêneros textuais médicos, até mesmo baixas doses desta substância podem induzir ou piorar quadros de depressão, ansiedade, inquietação psicomotora, agressividade, desorganização do pensamento e dependência.

Continua após publicidade



Adultos jovens que utilizam Potenay parecem desconhecer os riscos à saúde do uso dessa substância


Infelizmente, adultos jovens que fazem uso do Potenay não parecem estar plenamente conscientes do seu potencial para induzir quadros de abuso e/ou de síndrome de dependência. Outrossim, profissionais da saúde também precisam estar cientes do problema e questionar seus pacientes sobre o uso deste tipo de substância.

Dada a escassez de estudos clínicos sobre os tratamentos para quadros de síndrome de dependência de metenfermina, até o presente momento não temos qualquer proposta de manejo farmacológico comprovadamente eficaz. Isso, claramente, não significa que não existam propostas de avaliação clínica, incluindo investigação rigorosa dos sintomas atuais e pretéritos, da existência de uso/abuso concomitante de outras substâncias e da motivação do usuário em manter o consumo.

Você deve procurar um médico especialista na área de dependências químicas objetivando averiguar o uso corrente dessa substância, as razões que o dificultam na parada do consumo e demais sintomas clínicos que demandem intervenção médica. Dessa forma, o profissional da saúde seguramente determinará uma fórmula terapêutica potencialmente eficaz.

Não perca tempo!

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.